Publicado em 11/02/2022 às 10h
por Redação
A reunião realizada na última quinta-feira, 10 de fevereiro, entre o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, e o prefeito de Santo André, Paulo Serra, foi bastante produtiva. Foi a partir deste encontro que o futuro da Linha 20-Rosa do Metrô, que irá ligar a Lapa (Estação Santa Marina) à região de Santo André (Estação Prefeito Saladino), ganhou novos contornos com a expectativa de publicação do edital projetada para 2023. O que significa que a Linha-20, muito aguardada pelos lapeanos, terá finalmente seu projeto básico desenvolvido.
“Essa é uma obra de longo prazo, que não vai começar amanhã, mas que precisa ter um primeiro passo. A chegada do Metrô à cidade é um sonho e vamos fazer de tudo para que este projeto saia do papel”, disse o prefeito Paulo Serra.
Segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, tanto o projeto-diretriz quanto o estudo técnico já foram concluídos. “Nesse momento estamos elaborando o anteprojeto de engenharia e o Estudo de Impacto Ambiental.” Na sequência, a Linha 20-Rosa entrará na etapa de licitação do projeto básico, que vai determinar o traçado definitivo do ramal. Silvani ainda destaque que a licitação da obra vai depender do desenvolvimento do projeto básico e da disponibilidade dos recursos financeiros na ocasião – públicos ou privados. “É como subir uma escada, não dá para pular degrau, que vai cair. Será um degrau de cada vez, mas com muita fundamentação”, ressaltou.
A Linha 20 será o primeiro projeto de metrô, de alta capacidade, com destino ao ABC Paulista. Totalmente subterrânea, ela terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, sendo seis delas no ABC. Desse total, sete terão acesso a outras linhas do sistema: Santa Marina (Linha 6-Laranja do Metrô), Lapa (Linha 7-Rubi da CPTM e Linha 8-Diamante da ViaMobilidade), Cerro Corá (Linha 2-Verde do Metrô), Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela da ViaQuatro), Moema (Linha 5-Lilás do Metrô), Saúde (Linha 1-Azul do Metrô) e Santo André (Linha 10-Turquesa da CPTM). A expectativa, de acordo com os representantes do Metrô, é que a futura Linha 20-Rosa transporte cerca de 1,3 milhão de pessoas por dia.
Adicione Comentário