Publicado às 11h45
Por Cristina Braga
A 4ª Delegacia da Mulher (DDM) da Freguesia do Ó está funcionando 24 horas desde o último dia 29 de março.
O atendimento passa a ser integral na 4ª DDM, na zona norte, e também na 5ª DDM, localizada na zona leste. Agora, sete delegacias funcionam ininterruptamente na capital paulista, e as demais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Segundo o governador João Doria, para o funcionamento em horário estendido, haverá reforço de 24 policiais,
além do efetivo que já atua na DDM.
Campanha nos Consegs
A advogada Noêmia Vieira Fonseca, que atua na região, lembra que iniciou uma campanha entre 2016 e 2017, em que conseguiu recolher, aproximadamente, 11 mil assinaturas pedindo a abertura das delegacias 24h. Noêmia, que já foi presidente da Comissão da Mulher da OAB Lapa, diz que “sempre justificavam a falta de verba para a abertura das delegacias”.
A advogada salienta que “a violência não tem hora, mas tem preferência, porque ocorre frequentemente à noite e aos finais de semana”. “A violência masculina ficou muito agravada por conta da impunidade.” Para ela, é importante ressaltar que “a Delegacia 24 horas precisa ter um corpo de funcionários que suporte a demanda da violência”.
“Eu espero que o governo não repita fórmulas de gestões anteriores de distribuir as mesmas viaturas em 20 delegacias”, reflete a advogada. “Creio que o governo proativo de João Doria pode e deve priorizar a segurança pública, dando as condições necessárias para que a população possa desfrutar dos serviços públicos em áreas como segurança, saúde e educação”, conclui Noêmia.
Ao longo de 2018, a 4ª DDM instaurou 830 inquéritos policiais e expediu 251 medidas protetivas. No primeiro bimestre, foram 64 inquéritos e 76 medidas. A Delegacia da Mulher fica na Avenida Itaberaba, 731. Ao todo, no Estado de São Paulo, são 133 DDMs: 16 na Grande São Paulo, nove na capital paulista e 108 no interior.
Adicione Comentário