Publicado em 03/10/2022 às 9h30
por Redação
Do alto do famoso Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade, o visitante tem uma vista privilegiada da capital paulista, um vislumbre inesquecível da nossa cidade de São Paulo. O bairro, que celebrou seu 131º aniversário no último sábado, 1º de outubro (sim, apesar de algumas confusões, tudo teria começado em 1891), é lembrado pelo paulistano por abrigar esse imponente mirante, que fica a 1.135 metros do nível do mar. Não tem quem não se impressione com o Pico do Jaraguá, mas a sua rica história também merece todo o destaque. E a FN não poderia deixar de prestar uma homenagem ao bairro que, além de reduto verde, abriga em sua terra raízes ancestrais. Parabéns, Jaraguá! E você, leitor, tem muita história para contar sobre o bairro?
O Senhor dos Vales
A palavra “Jaraguá” vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”. Esta característica tem tudo a ver com a imponência do Pico, que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá. A área verde, por sua vez, abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana, totalizando 492 hectares de áreas de conservação. Em suas trilhas, é possível observar espécies nativas de flora e fauna, como ipês-amarelos, paus-d’alho, paineiras, palmitos-juçara, macacos-prego, tucanos, bichos-preguiça e até pica-paus.
Antiga fazenda do ciclo do ouro, a área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental. Em 1994, foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. Além da sua natureza exuberante, o Jaraguá abriga em seu território representantes da cultura guarani. Há seis aldeias indígenas vivendo na TI Jaraguá: Tekoa Pyau, Itakupe, Yvy Porã, Ita Endy, Ita Vera e Tekoa Ytu, totalizando 719 pessoas.
Debaixo da terra
Já no subsolo do bairro se esconde um importante patrimônio histórico paulistano: as Cavas de Ouro do Jaraguá – quatro antigas escavações de mineração, cobertas pela vegetação, que ostentam grande valor educacional e turístico para a cidade. As Cavas estão relacionadas ao período de exploração de ouro na história do país, sendo um resquício daquela época.
Adicione Comentário