REGIONAL

Em até três semanas, TCE deve dar resposta às explicações do Governo sobre suspensão da licitação das linhas 8 e 9

Publicado em 12/03/2021 às 11h

Por Redação/Adamo Bazani (Diário do Transporte)

O secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy acredita que num período entre duas e três semanas o TCE/SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) deve apreciar as repostas do Governo sobre a suspensão da licitação para conceder as linhas 8 e 9 à iniciativa privada.

Segundo Baldy, os procuradores do Estado de São Paulo acreditam que as respostas devem atender aos 29 pontos questionados na representação que fez com que o TCE suspendesse a concorrência.

“A perspectiva dos procuradores e das procuradoras (que representam o Estado) é realmente muito boa. A gente acredita que entre duas e três semanas teremos essa apreciação. O edital é bem claro, bem transparente, foi bem objetivo” – disse.

o órgão informa que referendou a decisão liminar que paralisou o processo de licitação das Linhas 8 e 9 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a iniciativa privada.

A licitação foi suspensa por liminar expedida pela Auditora-Substituta de Conselheiro Silvia Monteiro, que acatou representação proposta contra o certame. Na liminar, a relatora pediu a paralisação do processo para análise técnica por parte da Corte.

O TCE informa ainda que o edital será analisado pelos órgãos técnicos do Tribunal, e após a emissão de pareceres será levado para julgamento do Colegiado para exame prévio como parte da pauta do Pleno.

A concessão das linhas 8 e 9 da CPTM é a maior da área de transportes públicos em andamento pelo Governo João Doria, com a estimativa de contrato de R$ 3,2 bilhões em investimentos por 30 anos.

LIMINAR

O Tribunal suspendeu liminarmente o edital de licitação para conceder à iniciativa privada a prestação de serviços públicos das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) por meio de despacho proferido pela Auditora-Substituta de Conselheiro, Silvia Monteiro.

O despacho foi veiculado na edição de 27 de fevereiro de 2021 do Caderno Legislativo do Diário Oficial do Estado. A Relatora concedeu 48 horas para que a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) apresente ao Tribunal de Contas cópia do edital ou que certifique que o documento apresentado na representação corresponde à integralidade do original, bem como envie ao TCESP os esclarecimentos que julgar necessários.

A representação que provocou a liminar apontou possíveis inconsistências nos estudos econômicos que levam a estimativas subestimadas sobre os custos de aquisição de novos trens e as despesas operacionais, o que colocaria em dúvida a viabilidade econômica.

A Auditora entendeu haver sinais aparentes de provável risco e indícios de ameaça ao interesse público, que demandam a atuação cautelar pelo Tribunal de Contas, e acatou representação proposta junto ao TCE sobre possíveis irregularidades no certame.

No edital lançado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, de acordo com a Relatora, existem obstáculos à mensuração de custos e fluxo de caixa estimado, além de falta de clareza sobre detalhes do projeto. A Conselheira-Substituta Silvia Monteiro destacou que a simetria ao acesso de informações essenciais é um dos elementos da isonomia quanto à obrigação de assegurar a igualdade de condições a todos os concorrentes.

“O presente risco colocado a tal postulado, num empreendimento com a significativa estimativa de investimentos e de vigência, é razão a mim suficiente à sustação cautelar com o fim de colher os esclarecimentos e informações da Administração”, pontuou Silvia Monteiro.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden-party
  • Marco
  • Poline
  • Fête nationale
  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi