Publicado em 19/01/24, às 11h23
por Redação
Nesta quinta-feira (18), o prefeito Ricardo Nunes esteve no canteiro de obras da Ponte Pirituba-Lapa, em Pirituba, para anunciar a retomada da construção do complexo viário que ligará os dois bairros, melhorando o trânsito da região. Essa visita faz parte do programa Prefeitura Presente, que levou uma série de ações de mobilidade, educação, saúde e obras para os bairros de Pirituba, Jaraguá, São Domingos e Taipas.
Paralisada desde 2020 devido a uma decisão judicial, o prefeito lamenta o prejuízo de R$ 2 milhões por ano de obra parada e comenta que essa deveria ser uma visita de inauguração. “É inaceitável”, diz Ricardo Nunes sobre os quase quatro anos de atraso.
A estrutura, reivindicada pelos moradores há mais de 40 anos, beneficiará cerca de 78 mil pessoas diariamente. O tempo de trajeto entre os terminais Pirituba e Lapa será reduzido em até 36 minutos por dia, além de ser uma nova opção de saída dos bairros, diminuindo o congestionamento das pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó.
Com prazo de execução até dezembro de 2026 e um investimento de R$ 367 milhões, o projeto passou por uma revisão que resultou em melhorias significativas, incluindo a construção de uma ponte sobre o Rio Tietê, com 900 metros de extensão, equipada com ciclovia e faixa exclusiva para ônibus, bem como o alargamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, incorporando também uma ciclovia, além de obras de drenagem. O projeto abrange ainda a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma passagem inferior sob a linha férrea da CPTM, providenciando faixas dedicadas a veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.
Adicione Comentário