Publicado às 11h20
Por Cristina Braga
O tráfego de veículos na faixa da direita da Ponte da Freguesia do Ó, que estava interditada desde 22 de fevereiro para obras emergenciais de recuperação estrutural, foi liberado no último dia 12. A via estava parcialmente bloqueada, quando a empresa EGT Engenharia Ltda., responsável pelo laudo estrutural da ponte, concluiu a reconstituição do projeto (retroanálise) e constatou que a estrutura estava suportando peso acima das especificações. “A faixa foi interditada para aliviar a carga sobre a estrutura”, disse a Prefeitura na ocasião.
Em 11 de março, a SIURB contratou, em caráter emergencial, a empresa VOS Obras e Serviços de Construção Civil Ltda. para a execução das obras de recuperação estrutural de duas vigas de sustentação da Ponte da Freguesia do Ó. O investimento é estimado em R$ 2,5 milhões, e os recursos são provenientes do Tesouro Municipal. No dia 26 de março, a ponte passou por testes de carga que demonstraram que a estrutura está
pronta para receber veículos.
Caráter emergencial
O Programa de Metas da Prefeitura prevê a realização de inspeção especial de 185 Obras de Arte Especiais (OAE), além da execução de obras de manutenção e recuperação de 50 pontes, viadutos, passarelas ou túneis. Já foram vistoriadas 73 OAEs.
Desde o dia 22 de março, a Prefeitura recebeu 16 dos 18 laudos estruturais contratados em caráter emergencial. Os dois restantes serão entregues até o dia 13 de agosto. Outros 55 pareceres, também voltados à análise situacional das estruturas, serão contratados por meio de licitação pública. A SIURB publicou em março a concorrência para a realização de laudos estruturais de 17 pontes e viadutos que, após as vistorias visuais efetuadas pela pasta, não caracterizaram a necessidade de emergência. Os envelopes serão abertos em 25 de junho. Ao todo, foram realizadas inspeções em 73 estruturas.
Adicione Comentário