REGIONAL

Largo da Matriz pode virar Território de Interesse da Cultura

Projeto também prevê ampliação da Casa de Cultura do bairro

Publicado às 10h40

Por Cristina Braga

Moradores e lideranças locais da Freguesia do Ó estão empenhados em preservar cada vez mais a memória do bairro. Dentre vários coletivos, um grupo composto por 15 representantes da comunidade, incluindo integrantes da REPEP (Rede Paulista de Educação Patrimonial), se reuniu este ano com a Secretaria Municipal de Cultura em prol da qualificação do Largo da Matriz e entorno como Território de Interesse da Cultura e da Paisagem.

Os TICPs são instrumentos de gestão urbana aprovados, mediante iniciativa popular, no Plano Diretor de São Paulo. São áreas que concentram grande número de espaços, atividades ou instituições culturais, assim como elementos urbanos materiais e imateriais.

Segundo Rui Primo, um dos integrantes do projeto, a qualificação viabilizaria ações de preservação e valorização do Largo, além de incentivos fiscais para restauro. A iniciativa também favoreceria “a promoção do espaço como Centro Turístico e Polo Econômico” por conta das características históricas e culturais do local, com boa gastronomia, bares e festas religiosas. “Tudo no sentido de promover a paisagem, memória e identidade do bairro.”

O grupo solicita a criação de um acervo memorial da história da Freguesia do Ó e a ampliação da Casa de Cultura Salvador Ligabue, com a ocupação da propriedade ao lado, que sedia a junta militar. Há ainda o pedido de ampliação do perímetro poligonal de ruas que está tombado pelo patrimônio histórico até a Marginal do Tietê e adjacências. “Basicamente para preservar a vista da Igreja, um verdadeiro cartão postal do bairro”, diz Primo. Vale lembrar que o piso de mosaico português retirado indevidamente dos calçadões do Largo da Matriz é alvo de inquérito por parte do Ministério Público Estadual na Promotoria do Meio Ambiente.

No próximo dia 27 de julho, sábado, o Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura retoma o diálogo com a comunidade por meio do projeto “Patrimônio em debate”, na Casa de Cultura Salvador Ligabue, das 14h às 16h.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch