Publicado em 09/03, às 10h30
Por Priscila Perez
O governo paulista, sob o comando de João Doria, inicia nesta segunda-feira, 9 de março, a difícil missão de retomar o Rodoanel Norte, última etapa do anel viário Mário Covas.
Por mais transparência, a Gestão Doria já anunciou um amplo esquema de monitoramento, com direito a chips em caminhões e tratores, para garantir o controle em tempo real do que acontece nos canteiros de obras – e evitar casos de corrupção como os que levaram à paralisação do empreendimento. Mas o verdadeiro desafio começa hoje com a realização da primeira audiência pública sobre a retomada do Trecho Norte, em que será detalhado o plano de reativação da obra (prevista inicialmente para 2016). A reunião ocorrerá no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana, a partir das 15h.
Segundo João Octaviano Neto, secretário estadual de Logística e Transportes, os seis lotes originais do Rodoanel Norte serão mantidos nesse novo planejamento. “Vamos obedecer a esse regramento técnico e com isso iremos conseguir retomar cada uma das obras. Tem lotes que estão mais avançados, outros que estão menos avançados”, explica.
A expectativa é que o edital seja publicado no final deste mês. “Edital será lançado nas próximas semanas e será dividido pelos mesmos seis lotes originais. Ao custo de quase R$ 2 bilhões, o trecho norte será concluído até 2022”, cravou Octaviano Neto em artigo publicado na Folha de S. Paulo desta segunda-feira.
Corrupção
A construção do Rodoanel Norte, cujas obras seguem paralisadas desde 2018 com 87% dos trabalhos executados, foi alvo da Operação Lava Jato por fraudes e suspeitas de superfaturamento envolvendo as maiores empreiteiras do país. Para se ter ideia, o Ministério Público estima um prejuízo de R$ 480 milhões para o governo paulista por corrupção, que ainda deverá desembolsar R$ 2 bilhões a mais, além dos R$ 7,3 bilhões já aplicados na obra, para concluir o anel viário.
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