REGIONAL

Villa-Lobos é segundo em ranking de parques da capital; Jacintho Alberto e Toronto são os melhores da região

Publicado em 06/03, às 11h

Por Priscila Perez

Enquanto o Villa-Lobos é tido como o segundo melhor parque da capital paulista, os parques Cidade de Toronto e Jacintho Alberto são considerados os melhores da zona noroeste, apesar de ocuparem posições intermediárias (22º e 28º, respectivamente) no ranking divulgado na última quinta-feira, 5 de março. O estudo foi realizado pela Fundação Aron Birmann, responsável pela gestão do Parque Burle Marx, na zona sul, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Parque Villa-Lobo, na zona oeste. Foto: Divulgação.

A arquiteta Raquel Domingues, diretora da entidade, foi quem concebeu e planejou este levantamento, que avaliou tecnicamente 77 áreas verdes da cidade sob os seguintes aspectos: infraestrutura, manutenção e manejo, segurança, serviços de gestão e programação oferecida.

Além do estudo, a parceria também prevê a distribuição do aplicativo “Indicador de Parques Urbanos (IP)”, que estará disponível para download na Apple Store e também no Google Play. A partir desta ferramenta inédita e gratuita, a população poderá avaliar e compartilhar suas percepções sobre os parques localizados em sua região. “Queremos ver a melhoria destes espaços ano a ano, e queremos dar voz aos visitantes para que façam suas críticas, deem sugestões e sejam ativos para a transformação destes ambientes”, ressalta Rafael Birmann, presidente da Fundação.

Jacintho Alberto. Foto: Divulgação/Prefeitura de SP.
Parque Toronto, em Pirituba. Foto: Folha Noroeste.
Zona noroeste

Em nossa região, os parques mais bem avaliados são Cidade de Toronto e Jacintho Alberto, que obtiveram as seguintes notas: 3.63 e 3.56. O São Domingos está na 34º posição, com 3.42 pontos. No bloco dos parques mais problemáticos estão o Jardim Felicidade, no 38º lugar e 3.38 pontos, Rodrigo de Gásperi, que ocupa a 43º posição (com 3.26 pontos) e Pinheirinho D’Água, listado em 47º lugar (2.67). O destaque negativo é o Parque Anhanguera, na 59º posição e nota 2.67.

Reforma do Parque Toronto / Foto: Natallia Vilaça

Com notas medianas, os parques da zona noroeste têm em comum problemas em itens fundamentais para a sua qualidade como infraestrutura, manutenção/conservação e programação cultural. O Toronto, por exemplo, passou por obras de revitalização – concluídas em dezembro – e ganhou uma nova passarela, com tablado de “madeira sintética”.  Contudo, ainda faltam eventos em sua programação para movimentar o parque e atrair mais visitantes. No Pinheirinho D’Água, por sua vez, o problema mais evidente diz respeito à zeladoria e manutenção.

Parque Pinheirinho D’Água, no Jaraguá. Foto: Divulgação.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden-party
  • Marco
  • Poline
  • Fête nationale
  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi