REGIONAL

Acordo não vem e nova audiência de conciliação entre construtora e comunidade guarani é marcada pela Justiça

Publicado em 06/03, às 12h40

Por Priscila Perez

A batalha jurídica envolvendo os guaranis do Jaraguá e a construtora Tenda segue a todo o vapor. Em busca de conciliação, a Justiça promoveu uma audiência na última quarta-feira, 4 de março, na 14ª Vara Federal, mas não houve diálogo.

Ocupação guarani no Jaraguá. Foto: Reprodução/Comissão Guarani Yvyrupa.

Os vereadores Eliseu Gabriel e Eduardo Suplicy participaram da reunião ao lado da comunidade indígena, encabeçada por Thiago Karai Jekupe, com o objetivo de assegurar a integridade física dos guaranis, que seguem acampados no terreno da Tenda – sob a iminência de uma ação de reintegração de posse (prevista para o dia 10 de março) –, e reforçar o apelo em defesa do território jaraguense. “É uma luta difícil, mas estamos tentando um diálogo com a Prefeitura. Ela faria um parque no local e indenizaria a construtora”, sugere Eliseu. “Qualquer entendimento deve ser no sentido de preservar e garantir o desenvolvimento da aldeia guarani no Jaraguá”, complementou Suplicy.

Eliseu, Suplicy e Thiago. Foto: Reprodução/Facebook.

Porém, o imbróglio ainda está longe do fim. Como não houve conciliação, a justiça estadual promoverá um novo encontro para debater a ocupação guarani e o futuro do terreno no Jaraguá, que pertence legalmente à construtora – embora seja uma ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) dentro de uma área de preservação ambiental. Segundo Suplicy, os parlamentares, por meio das comissões de Educação, Cultura e Esportes e Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Municipal, estão articulando uma audiência pública com a participação de representantes da Tenda, da comunidade indígena e da Prefeitura de São Paulo para ampliar o diálogo entre as partes. A ideia é que os secretários do Verde e da Habitação também estejam presentes nessa reunião. Além disso, em até dez dias, a construtora deverá encaminhar aos índios e entidades ligadas ao caso, como Ibama e Funai, um detalhamento acerca do projeto imobiliário previsto para o Jaraguá. “Em abril, provavelmente no dia 16, teremos uma nova reunião em busca de uma conciliação”, destacou o vereador.

Índios permanecem no local desde janeiro. Foto: Divulgação.
“Vamos permanecer no local”

Na data prevista para a ação de reintegração de posse, a comunidade indígena prevê a realização de eventos e atividades culturais no terreno da Tenda, com apoio de coletivos locais, para o enfrentamento desta situação. Para todos que estão acampados no local, este é “um momento crucial de resistência e sobrevivência”. “Que as energias e forças de Nhanderu e dos Guardiões da Floresta não permitam que o caso chegue até o dia 10 em um quadro de carnificina promovido pelos órgãos”, destaca o grupo. Dispostos a permanecerem no local, os guaranis estão convocando toda a população da região, sobretudo pelas redes sociais, para que juntos estabeleçam uma força de resistência no Jaraguá. “Tanto o Ministério Público quanto a Justiça Federal não vão intervir nessa ação de reintegração de posse. Estamos por nós mesmos. A Tenda vai ficar com o sangue do povo guarani, porque vamos resistir”, disse o líder indígena em frente ao fórum da Paulista. “Não estamos lutando pela posse daquela terra, e sim pela sua preservação.”

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)