REGIONAL

Explosões em pedreira assustam vizinhos no Jaraguá que convivem com vibração, ruídos, fumaça e muita poeira

Publicado em 20/07/2023 às 10h20

por Redação

Conviver com uma pedreira como vizinha é um desafio diário para os moradores de três condomínios no Jaraguá. Ao menos duas vezes por semana, eles enfrentam poeira, ruídos e tremores com as explosões da mineradora de pedras britadas, que ocupa uma área de 1,2 km². O problema reside no fato de que esses conjuntos residenciais – um da CDHU, outro da Prefeitura (o City Jaraguá) e o terceiro da iniciativa privada (o Certto Jaraguá) – são construções muito mais recentes do que a própria pedreira, que está no local desde 1961. Ou seja, tanto a Prefeitura quanto o Governo de São Paulo ignoraram essa “proximidade”, o que revela uma falha no planejamento urbano. A existência desses prédios no entorno da pedreira tem a ver com a classificação da região que, segundo Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS).

City Jaraguá. Foto: Reprodução/Street View

O Conjunto City Jaraguá foi inaugurado em 2003 pela Prefeitura, enquanto os prédios da CDHU chegaram à região em 1999. Nos dois casos, a afirmação é que todas as determinações foram cumpridas pelas construtoras responsáveis, assim como foram obtidas todas as autorizações necessárias para os projetos. Já o condomínio particular surgiu em 2015, mas alguns de seus moradores relatam que não sabiam da existência da pedreira.

Jaraguá. Foto: Reprodução/Street View

Fiscalizações

Os incômodos gerados pelas explosões levaram ao registro de 102 queixas na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e dois processos, além da realização de um abaixo-assinado. O órgão afirma que, por conta dessas denúncias, foram realizadas medições de vibração, pressão sonora e velocidade de partículas. Nos anos de 2007 e 2011, foram realizadas medições no entorno que não identificaram registros fora do comum. Já as fiscalizações ocorridas em 2019 e 2021 mostraram a emissão de materiais particulados.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Bats rdv
  • Sombra
  • Garden-party
  • Marco
  • Poline
  • Fête nationale (anticipée puis détournée)
  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #