REGIONAL

Falta de informações sobre a reabertura do Hospital Sorocabana é questionada em audiência promovida pela SMS

Publicado em 25/02/2022 às 10h

por Redação/via Câmara

Em outubro de 2021, a Prefeitura de São Paulo havia noticiado que finalmente o Hospital Sorocabana, na Lapa, seria reativado em um futuro não tão distante após passar por reforma e readequação do prédio. Naquela ocasião, a tão aguardada municipalização do equipamento (repasse da competência do estado para o município) havia sido confirmada, o que possibilitaria o início do processo de reforma e modernização do imóvel. De lá para cá, pouca cousa mudou, e os lapeanos seguem sem respostas quanto à reabertura efetiva do hospital.

Foto: Leon Rodrigues/ SECOM
Foto: Reprodução/Leon Rodrigues/SECOM

A falta de informações foi questionada na última quinta, 24 de fevereiro, em audiência pública sobre as despesas e projetos da Secretaria Municipal da Saúde, encontro realizado pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal. O assunto do dia era o Relatório Detalhado da Execução Orçamentária e Financeira referente ao terceiro quadrimestre de 2021 (setembro a dezembro).

Silvia Maria Tomazini, moradora da Lapa e representante do Comitê de Defesa da Reabertura do Hospital Sorocabana, participou da audiência e cobrou da Prefeitura mais transparência sobre o tema, tão importante para a zona noroeste. O hospital sequer foi citado no balanço da SMS. “Estamos indignados com a falta de consideração com a população. Nossas demandas não estão sendo consideradas neste balanço, não tem uma linha sobre o hospital.”

A lapeana ainda lembrou que a municipalização do Sorocabana – pela qual “a comunidade tem batalhado nos últimos anos” – havia sido confirmada pela Prefeitura e amplamente divulgada na imprensa no ano passado. “Daí, hoje, a gente fica estarrecido ao ouvir que os trâmites ainda não foram concluídos. Cadê os 42 milhões que foram designados para o hospital pelo PLOA? [Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022]”, questionou Silvia.

Balanço

De acordo com o relatório, as ações do município voltadas à saúde somaram R$ 11,9 bilhões no ano passado, o equivalente a 21% da arrecadação da cidade. A SMS ainda destacou a execução de 96,98% do orçamento durante o período, índice classificado pelo chefe de gabinete da pasta, Armando Luis Palmieri, como ‘razoável’ para a aplicabilidade do recurso”.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Savigny
  • Trabbie inevitably
  • Hammett
  • Cheese coin
  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany