Publicado em 24/02/2022 às 9h40
por Redação/via UOL
Leonardo Christofoletti, de 21 anos e morador da Freguesia do Ó, decidiu turistar por todas as estações da CPTM e do Metrô de São Paulo. O projeto inusitado nasceu em 2017, quando estava no terceiro ano do ensino médio. De lá para cá, passou a visitar as estações da malha metroferroviária da cidade disposto a conhecer novos lugares. Foi até em inaugurações, incluindo a de Guarulhos.
Apaixonado por mobilidade urbana e com um podcast na bagagem (ProjetoBRA), o estudante de comunicação social da Unicamp virou hit na internet ao postar as imagens no Facebook, compartilhando suas experiências. Para se ter ideia, o álbum reúne cerca de 190 imagens, com cliques nas principais estações de São Paulo – quase todas, aliás.” Não tinha postado nada nas redes. Estava brincando com a minha namorada, dizendo que eu fui em todas as estações de São Paulo, e resolvei compartilhar para ela e os meus amigos verem. Decidi colocar no Facebook até como uma forma de guardar esses registros”, conta.
Em 2017, Leonardo teve depressão e viu no projeto a possibilidade de espairecer viajando pela cidade. “Não tinha dinheiro e queria conhecer lugares diferentes. E você pode pagar, hoje, 4,40 reais e ir em todas as estações.” O primeiro trajeto a ser explorado foi a Linha 3-Vermelha do Metrô. Ele e um amigo visitaram estação por estação e faziam questão de conhecer cada uma delas por dentro, em todos os detalhes. Depois, seguiram para as linhas 1-Azul e 2-Verde.
“O mais importante que percebi com tudo isso é a agilidade e a eficiência do transporte sobre os trilhos. Eu moro na Freguesia do Ó, a gente não tem metrô próximo, a mais próxima é a Lapa. É até irônico esse projeto para mim porque eu sou de uma região onde o transporte é bem precário.”
Adicione Comentário