REGIONAL

Manifestantes protestam contra a concessão dos parques Água Branca, Villa-Lobos e Portinari

Publicado em 24/02/2022 às 9h10

por Redação

A recente onda de concessões (ainda em curso) de parques estaduais à iniciativa privada foi questionada por manifestantes em ato realizado em frente à sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo. O protesto, ocorrido na última quarta-feira, 23 de fevereiro, pedia pelo cancelamento do mais recente edital, publicado em 30 de dezembro de 2021, envolvendo os parques Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari, todos na zona noroeste.

Foto: Reprodução/G1/Julia Machado

O grupo também é contra a concessão do Parque Estadual Turístico Alto Ribeira, o Petar, localizado no Vale do Ribeira. Lembrando que no início de fevereiro, outro grupo composto por cientistas e 200 entidades ambientais havia publicado uma moção contra o projeto.

A concessão dos parques estaduais para que sejam geridos e explorados pela iniciativa privada tornou-se uma das principais bandeiras da Gestão Doria. Em setembro do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente havia aberto uma consulta pública para ouvir a população sobre o projeto. Meses depois, a pasta foi autorizada a abrir a licitação. De acordo com o governo paulista, no modelo previsto, não haverá cobrança de ingressos para entrada, e os serviços de vigilância, limpeza e manutenção ficarão a cargo da futura concessionária.

Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari

O parque da Água Branca conta com uma área de 136 mil m² e 70 edificações. Antes da pandemia, o local recebia 2,9 milhões de visitantes por ano. A proposta do estado prevê que o concessionário mantenha as características históricas do parque e requalifique áreas como o aquário e centro de educação ambiental.  A iniciativa privada deverá manter também o espaço de leitura, a feira de produtos orgânicos e as atividades para a terceira idade.

Parque da Água Branca. Foto: Reprodução/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Já os parques Villa-Lobos e Cândido Portinari são vizinhos e, juntos, possuem uma área de 850 mil m² e 33 edificações. Antes da pandemia, mais de 11 milhões de pessoas visitavam os espaços anualmente. Além da requalificação dos equipamentos existentes, a concessão prevê também melhorias para o impacto do viário e implantação de serviços e atividades para cultura e lazer previstas no projeto original.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch
  • Coco