Publicado em 01/02/2022 às 10h50
por Redação
O bairro de Pirituba comemora neste 1º de fevereiro 137 anos. Para quem desconhece a história do bairro, sua referência é a inauguração da Estação de Trem em 1885. De lá para cá, o bairro com aura interiorana, que no século XIX já foi uma fazenda e já abrigou a Marquesa de Santos, se verticalizou e viu surgir espigões residenciais por todos os cantos da região. Uma transformação que tem movimentado Pirituba com mais trânsito e moradores, embora continue sendo a segunda área mais verde da capital.
O aniversário deste ano é especial em razão das novidades que finalmente devem surgir na região, após décadas de luta junto ao poder público. Uma delas é o restauro do Casarão do Anastácio, cuja obra deve sair do papel em 2023. Com a revitalização, a torcida é para que o equipamento se torne um centro cultural para a população (confira a notícia completa).
Outra novidade igualmente aguardada é a chegada do SESC à região. O futuro é promissor, mas ainda levará tempo para que os piritubanos possam curtir a unidade, que só deve abrir as portas em 2026. Como a FN já adiantou, o equipamento terá sala de espetáculos, biblioteca, espaço para exposições, centro de música, ginásio de esportes, salas de expressão corporal, comedoria, cafeteria, espaços de brincar, salas de múltiplo uso e estacionamento. Resumindo: uma unidade com porte e fôlego similares ao Sesc Pompeia.
Neste aniversário também há uma importante luta a ser vencida: a recuperação urgente do lago do Parque Toronto (confira a matéria completa aqui), cuja sobrevivência está em risco. A vizinhança se mobilizou para cobrar da Prefeitura uma solução definitiva para a área verde e até lançou um abaixo-assinado, hoje com mais de dez mil assinaturas.
E você, piritubano, tem motivos para comemorar este aniversário? Conte pra gente.
Adicione Comentário