Publicado em 24/04/2023 às 8h50
por Redação
O Rodoanel Norte, cujo leilão à iniciativa privada foi realizado no dia 14 de março, será uma das primeiras grandes rodovias de São Paulo a utilizar o sistema free flow (fluxo livre), que calcula a tarifa de pedágio por quilômetro rodado. Em vez das tradicionais praças de pedágio, haverá pórticos com sensores capazes de fazer a leitura das imagens dos veículos e identificar características como tamanho, categoria e quantidade de eixos, por exemplo. Essa tecnologia já existe no km 31,5 da Rodovia Ayrton Senna, que corta os municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Guararema, e de acordo com o Governo de São Paulo deverá ser implantada em todas as rodovias concedidas à iniciativa privada. “É algo que vamos implantar em todo o estado de São Paulo. Vamos aposentar todas as praças de pedágio. Com o sistema, o motorista passa a pagar uma tarifa mais justa pelo que realmente utiliza da rodovia, e de forma mais simples e ágil”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros. As informações são complementadas pelas antenas de identificação e câmeras de monitoramento e enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados. Os usuários que possuírem TAGs – dispositivos acoplados no para-brisa dos veículos – farão o pagamento automático. Já os demais pagarão a tarifa posteriormente, por meio de plataforma digital a ser implementada pela concessionária.
Concessão
O Trecho Norte do Rodoanel foi arrematado pela Via Appia FIP Infraestrutura. O grupo deve ter a concessão dos serviços de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário pelo prazo de 31 anos. O vencedor da licitação fica responsável pela retomada e conclusão do Rodoanel Norte – o empreendimento foi paralisado em 2018. Ao todo, o projeto está orçado em R$ 3,4 bilhões.

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