Publicado em 25/10, às 11h
Por Priscila Perez
Há 16 anos nascia uma iniciativa pra lá de sustentável que até hoje faz toda a diferença para o cidadão na hora de descartar pequenos volumes de entulho, móveis velhos e resíduos recicláveis. Trata-se do ecoponto, local de entrega voluntária de resíduos.
Neste sábado, 26 de outubro, em comemoração ao dia dele, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) realizará diversas atividades verdes em oito unidades da capital, sendo uma delas na Freguesia do Ó. Representando a zona noroeste, o ecoponto do bairro será palco de oficinas de reciclagem e doação de composto orgânico aos munícipes que levarem materiais recicláveis à unidade.
“Apesar de não receber todos os tipos de resíduos, consideramos o Ecoponto um projeto de sucesso. A adesão dos munícipes nos ecopontos tem crescido nos últimos anos e, com isso, temos diminuído pontos viciados de descarte irregular na cidade. Hoje as unidades que recebem gratuitamente os resíduos são referências no país”, comemora Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Amlurb.
O bairro da Mooca foi o primeiro a receber o projeto em 2003. De lá para cá, mais de 102 unidades foram inauguradas em toda a cidade. Nos últimos três anos, a média de resíduos recolhidos chegou à marca de 355 mil toneladas por ano.
Como funciona o ecoponto?
O munícipe pode descartar volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis de até 1 metro cúbico por pessoa.
Dia do Ecoponto – Unidade Freguesia
- Quando: 26 de outubro, sábado, das 9h às 16h;
- Quanto: entrada gratuita;
- Onde: R. Plácido Pereira, n° 699. – Freguesia do Ó.
Unidade Pinheiros – zona oeste
- Quando: 26 de outubro, sábado, das 9h às 16h;
- Quanto: entrada gratuita;
- Onde: Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira – Alto de Pinheiros.
Adicione Comentário