REGIONAL

Prefeitura tenta pela segunda vez explorar baixos dos viadutos Lapa e Pompeia

Publicado em 24/10, às 11h40

Por Priscila Perez

A Prefeitura de São Paulo ainda segue à procura de um parceiro para explorar comercialmente os espaços localizados embaixo dos viadutos Lapa (Comendador Elias Nagib Breim) e Pompeia (Missionário Manoel de Mello). É a segunda vez que a administração municipal lança uma consulta pública com essa finalidade. O mais recente chamamento público vigorou entre os dias 8 e 18 de outubro.

A requalificação dos baixos de viadutos paulistanos é amplamente defendida pela Prefeitura. Por meio dessa parceria com a iniciativa privada, esses espaços passarão a oferecer atividades gratuitas de lazer, cultura e esporte à população. Como contrapartida, o futuro permissionário poderá realizar eventos, explorar a publicidade local e atividades comerciais, como alimentos e bebidas, serviços de feiras, escritórios compartilhados (coworking), aluguel de bicicletas e patinetes.

Pesquisa de mercado

A primeira consulta pública não teve o resultado desejado e foi cancelada por “problemas na licitação”. Na época, o Instituto Terra – Meio Ambiente e Inclusão Social foi o vencedor da concessão, mas acabou descredenciado pela Comissão de Licitação dos Baixos dos Viadutos, que o considerou “inabilitado para assumir o contrato”. Questões como débitos trabalhistas e documentos vencidos ou incorretos foram apontados pela comissão.

Intervenções artísticas
Viaduto Antártica em festa. Foto: Divulgação.
Aniversário da Lapa
Bruno Covas visita o Viaduto Antártica. Foto Divulgação

Durante as festividades em comemoração ao aniversário do bairro da Lapa, o baixo do Viaduto Antártica chegou a ser ocupado pela Subprefeitura Lapa, servindo de exemplo para o projeto-piloto. O local recebeu aulas de zumba, espaço para convivência, gastronomia e expositores. Até o prefeito Bruno Covas compareceu ao evento.

Mas é seguro mesmo?

Após a interdição parcial da Ponte do Jaguaré, na Marginal Pinheiros, que foi atingida por um incêndio no dia 21 de junho, fica a pergunta: esses espaços são realmente seguros para a população? Segundo a Prefeitura, a licitação só ocorreu depois de verificar as condições dos viadutos Lapa e Pompeia. “Para iniciar a permissão, os dois viadutos possuem laudo de vistoria elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana”, pontua a administração.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Eva
  • Fall mantra
  • Outsights
  • sneaker
  • Intempérils!
  • Oscars
  • Aida
  • back duo
  • trio xxi