REGIONAL

Frequentadores do Parque Jacintho Alberto em Pirituba avaliam positivamente nova gestão da área verde, aponta Prefeitura

Publicado em 08/05/2023 às 9h

por Redação

Desde novembro de 2020, o Parque Jacintho Alberto, em Pirituba, é administrado pela concessionária Urbia, que também cuida de outra importante área verde na região, o Parque Jardim Felicidade – isso sem falar do Ibirapuera, na zona sul. Em pesquisa realizada no mês de abril pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, constatou-se que os “frequentadores estão satisfeitos com os serviços prestados”.

Avaliação positiva

No caso do Parque Jacintho Alberto, houve um salto na avaliação com relação aos equipamentos esportivos, à qualidade e atualidade dos equipamentos, além do manejo da área verde. A avaliação positiva se sobrepõe aos dados coletados no quarto trimestre de 2022. Já no caso do Ibira, os pontos positivos dizem respeito a fatores como segurança, acessibilidade e zeladoria. Segundo o secretário-executivo de Desestatização e Parcerias, Paulo Galli, os indicadores positivos, além de sinalizarem uma boa gestão das áreas verdes, também influenciam diretamente no desempenho financeiro da concessionária. “O resultado das pesquisas influi na receita da concessionária, com redução de alíquota a ser aplicada em sua receita bruta para os pagamentos à Prefeitura quando o desempenho for satisfatório ou o contrário, quando ficar abaixo do estipulado”, explica o secretário. Vale destacar que a pesquisa de satisfação é realizada trimestralmente nos parques concedidos à iniciativa privada.

Foto: Reprodução/Urbia

Aberto diariamente das 6h30 às 18h, a infraestrutura do parque contém áreas gramadas para piquenique e caminhadas, quiosques, quadra de tênis, além de uma pista de skate e uma quadra poliesportiva recém-reformadas. O local ainda possui acessibilidade nos banheiros, na entrada do parque e áreas de circulação. A pista de caminhada conta com placas indicativas de metragem percorrida e piso de terra, revestido com matéria orgânica disposta de modo a minimizar a erosão hídrica. Esse revestimento contribui ainda para reduzir o impacto da atividade sobre as articulações, além de causar uma sensação muito agradável de bem-estar a quem o utiliza.

Fauna e flora

Frequentam o Parque Jacintho Alberto 41 espécies de animais, sendo 31 aves, nove insetos, um mamífero (o gambá-de-orelha-preta). Dentre os pássaros podemos observar quiri-quiri, rolinha, maracanã-pequena, beija-flor-de-peito-azul, guaracava-de-barriga-amarela, sabiá-do-campo, tiziu e galo-da-campina. Já a sua vegetação é composta por áreas ajardinadas arborizadas. Canela-do-brejoipê-amarelo, ipê-brancoipê-roxo, urucum e leucena são alguns dos destaques de sua rica flora, isso sem falar nas espécies ameaçadas de extinção (cedro, palmito-juçara, pau-brasil e pinheiro-do-paraná).

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi
  • olfactory trauma
  • Les ragazzi
  • Renger-Patzsch
  • Jango Jumbo