Publicado em 17/03/2022 às 9h
por Redação/via Secom
Os Hospitais Dia (HDs) Brasilândia/Freguesia do Ó e Sorocabana, na Lapa, estão entre as quatro unidades da rede municipal de saúde que passaram a funcionar 24 horas por dia, de domingo a domingo, na capital. Ao todo, 17 hospitais da rede oferecem atendimento ininterrupto à população. ”A ampliação do horário de funcionamento dos HDs tem se mostrado efetiva para otimizar o atendimento e aumentar a oferta de cirurgias. É um ganho importante para a população”, avalia o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
A mudança tem se refletido em um maior número de pacientes operados. Em 2020, quando houve a manutenção parcial das cirurgias eletivas em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, foram realizados 76.078 procedimentos cirúrgicos em todos os HDs do município. Já em 2021, esse número saltou para 120.390, um aumento de 58% em relação a 2020 e semelhante ao realizado em 2019, antes da pandemia.
Nos HDs, são realizadas cirurgias gerais, vasculares, ginecológicas, pediátricas, proctológicas e otorrinolaringológicas, além de consultas especializadas e exames. Cirurgias que necessitam de maior período de observação e procedimentos em idosos e pessoas com comorbidades são realizados nas unidades 24 horas. Os casos de pequeno e médio porte, em pacientes sem comorbidades, são realizados nos demais HDs.
Adicione Comentário