NOTÍCIAS EM DESTAQUE REGIONAL VÍDEOS

Hospital Psiquiátrico Pinel completa 90 anos em Pirituba

Complexo foi recém-tombado pelo patrimônio histórico

Publicado às 10h40

Por Cristina Braga

Construído em 1929 numa grande área de mata nativa, o Sanatório Philippe Pinel, em Pirituba, realizava, inicialmente, tratamentos para quem podia pagar pela internação.

O local era destinado para “assistência a nervosos, psicopatas e toxicômanos”.

Inaugurado pelo professor Antônio Carlos Pacheco e Silva, o Pinel faz referência ao sobrenome do médico francês Philippe Pinel (1745-1826), notável por defender que os seres humanos que sofriam de perturbações mentais eram doentes e deviam ser tratados como tal, e não de forma violenta, contrariando o que acontecia na época.

O terreno sobre o qual foi erguido o complexo hospitalar com quase 20 prédios era da Companhia Armour do
Brasil, que estava loteando a Fazenda Anastácio, de sua propriedade.

Em 1935, as dependências do Sanatório somaram-se ao terreno da Chácara Paraíso, completando uma área de 770 mil metros quadrados.

Foi somente em 1944, ao ser transferido para as mãos do Estado, que passou a dar assistência à população carente de São Paulo.

Desde 2008, o local tornou-se um Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental (CAISM) e emprega hoje 460
funcionários.

Nesses 90 anos de existência, teve seu tombamento homologado em novembro de 2018 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) por conservar elementos da arquitetura hospitalar desde o período de sua constituição.

Credenciamento para CER – Centro Especializado de Reabilitação

Numa trajetória marcada por mudanças, o Pinel deixou de ser um hospital que atendia exclusivamente
pacientes com transtorno mental para oferecer, também, assistência a dependentes químicos (30 leitos) e abrigar um ambulatório para Transtornos do Espectro Autista, com atendimento para 120 pacientes (adultos e crianças). “Temos somente 19 pacientes em lares abrigados, pois estão sendo inseridos em residências terapêuticas ou com familiares”, conta Keila Franchin, diretora técnica da unidade. Neste ano, a novidade – já em processo avançado – é que o Pinel poderá receber o primeiro Centro Especializado de Reabilitação (do Estado) na região, para atendimento de pessoas com deficiência intelectual e auditiva.

Veja também:

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Selma
  • El Aouina
  • Tète de bœuf
  • Accord
  • Quatre saisons
  • Sidi Mahrsi
  • Fangio
  • Pomme de discorde
  • Time to swim