Publicado às 10h20
G1 São Paulo
O incêndio que atingiu o Parque do Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, foi controlado na noite desta segunda-feira (16) após mais de 14 horas. A queimada havia começado por volta das 5h, segundo os bombeiros, e a última que atuou no combate às chamas deixou o local às 19h21.
Até a última atualização desta reportagem, os bombeiros ainda não tinham calculado o tamanho da área atingida.
De acordo com o Capitão Palumbo, porta-voz do Corpo dos Bombeiros, o incêndio pode ter começado com a queda de um balão.
A baixa umidade relativa do ar ajudou os focos de incêncio se propagarem. O incêndio atingiu aves e cobras da reserva ambiental. Nesta segunda-feira, a cidade de São Paulo entrou em estado de alerta após a umidade relativa do ar chegar a marca de 18%.
Número de focos de incêndio dobrou
O estado de São Paulo registrou mais do que o dobro de focos de incêndio até julho de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De janeiro a julho deste ano, foram 1.240 focos, contra 619 focos, em 2017.
Nas últimas 48 horas, o estado de São Paulo aparecia como a terceira unidade da federação com mais focos de incêndio, com 90. Maranhão, no Nordeste teve 95, e Mato Grosso, 93.
Só nesta segunda-feira (16), o Corpo de Bombeiros atendeu 354 chamados de fogo em mato na Grande São Paulo.
Adicione Comentário