Publicado em 02/05, às 11h42
por Redação
Um incêndio consumiu três hectares do Parque Estadual Jaraguá, especificamente na região do Pico do Papagaio, no sábado (27) à noite. A área atingida é equivalente a pouco mais de quatro campos de futebol. O fogo, iniciado por volta das 20 horas, foi atribuído à queda de um balão, conforme o Boletim de Ocorrência de Incêndio Florestal. Moradores da região relataram ter visto um balão passando pela área que acabaria atingida pelo fogo.
A rápida resposta das equipes de combate ao fogo evitou danos maiores à Unidade de Conservação. Cerca de 30 pessoas, incluindo brigadistas e bombeiros, empregaram caminhões-pipa, motobombas e abafadores para controlar o incêndio, que durou até às 4 horas da manhã.
Os incêndios causados por balões, prática ilegal, são uma das principais causas de incêndios florestais em São Paulo. Em 2023, mais de 90% das ocorrências foram atribuídas a ações humanas evitáveis. Em 2024, a maioria das ocorrências até agora está relacionada ao uso irregular do fogo. A secretaria responsável utiliza um sistema para monitorar e multar atividades como queima irregular e soltura de balões.
O Parque Estadual Jaraguá, com 492 hectares, abriga uma importante área de Mata Atlântica. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida em 1940 pelo Governo do Estado de São Paulo e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental.
Com montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude, que podem ser visualizadas de várias partes da cidade, o parque tem como característica um atrativo natural único da cidade de São Paulo. Além disso, em suas trilhas, é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.
A operação “SP Sem Fogo” visa reduzir os incêndios durante o período seco, contando com diversas entidades e órgãos estaduais. As denúncias podem ser feitas via aplicativo Denúncia Ambiente disponível para Android e IOS, pelo site ou diretamente à Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190. Para comunicar a ocorrência de incêndios, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, via telefone 193.
Adicione Comentário