Publicado em 20/4/2020 às 10h01
Por Cristina Braga
Projeto-piloto com o objetivo de descobrir quantas pessoas já estão imunes ao novo coronavírus na região da capital paulista, deverá ser desenvolvido por cientistas da USP (Universidade de São Paulo) e da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Serão contemplados na zona noroeste os bairros de Pinheiros, Perdizes, Barra Funda, Lapa, Alto de Pinheiros, Vila Leopoldina, Jaguara e Jaguaré. A chamada imunidade coletiva é fundamental para que os governos possam planejar, após o pico da Covid-19, a flexibilização das medidas restritivas sem risco de uma segunda onda de infecção.Por falta de testes, apenas pacientes em estado grave têm sido testados no Brasil. Estima-se que, entre os infectados, 80% desenvolvam sinais leves da doença, como cansaço, febre ou dor de garganta, e 20% necessitem de assistência médica.
Como vai funcionar?
Serão sorteadas de forma aleatória 720 residências, que receberão a visita de um pesquisador e um enfermeiro. Em cada uma das casas, um morador com mais de 18 anos será sorteado e convidado a participar. O selecionado terá de preencher um questionário e doar um pouco de sangue, que será retirado por meio de pulsão intravenosa, como ocorre em um laboratório. No fim do estudo, receberá o resultado do exame e saberá se está ou não imune ao Sars-cov-2.A pesquisa nas ruas deve demorar de três a quatro dias.
Foto área da região da Lapa/ Facebook Igreja Nossa Senhora da Lapa
Adicione Comentário