REGIONAL

Linha 6-Laranja: obras da futura estação Brasilândia avançam com abertura de 4 novos canteiros

Publicado em 27/05/2021 às 15h45

Por Redação/Acciona

No mês de abril a ACCIONA atingiu a marca de mais de 1.800 profissionais contratados, além de iniciar atividades em novas e importantes frentes de trabalho

Dando andamento ao cronograma de atividades do projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, a ACCIONA abriu quatro novas frentes de trabalho no mês de abril –  duas estações e dois VSEs (poços de ventilação e saída de emergência). E com isso, também atingiu a marca de mais de 1.800 profissionais diretos e indiretos atuando nas obras.

VSE Sara de Souza – além da montagem do canteiro foram iniciadas atividades de prospecção arqueológica. As obras civis deverão ser iniciadas tão logo terminem as investigações e resgates arqueológicos no local.

Estação PUC Cardoso de Almeida – no local já está sendo realizada a preparação do canteiro para que sejam iniciadas as obras civis.

VSE Pacaembu – já foram iniciadas as atividades de escavação do poço, que avançará ainda mais nos próximos meses.

Estação Angélica-Pacaembu – o canteiro foi aberto no final de abril e já estão sendo executadas atividades prévias, como tarefas de preparação do espaço. Nos próximos meses serão iniciadas as obras civis da estação.

Com estes quatro canteiros novos, as obras avançam em frentes de serviço de grande relevância para o andamento do projeto. “Sara de Souza, por exemplo, é um poço extremamente estratégico para a Linha 6. Entre os primeiros poços pelos quais passará a tuneladora que seguirá no sentido sul, este era o único que ainda não havia sido iniciado”, explica o diretor adjunto de projeto, Lucio Matteucci.

A tuneladora (TBM), popularmente conhecida como tatuzão, vai percorrer aproximadamente 10km, saindo do Tietê, até o VSE Felício dos Santos, que fica depois da futura estação São Joaquim.

O VSE Pacaembu é outro ponto estratégico para o avanço das obras. “Futuramente, ele será o poço de apoio para o abastecimento dos anéis de revestimento dos túneis, que serão instalados pela TBM na parte final do trecho de escavação sentido VSE Felício dos Santos”, destaca Lucio Matteucci.

Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja

Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha Universidade (ou Linha 6-Laranja) de metrô, de São Paulo, vai ligar a Brasilândia – na zona norte – à Estação São Joaquim – na região central da cidade – reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar mais de 633 mil passageiros por dia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, da qual a ACCIONA é sócia. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

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