Publicado às 10h15
Por Priscila Perez
Não é de hoje que o burburinho em volta da concessão das linhas 7-Rubi, 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) da CPTM à iniciativa privada existe dentro do Governo do Estado. Na gestão de João Doria, não é diferente. Ele mesmo já sinalizou que pretende dar continuidade à ideia tendo em vista o “Trem Intercidades” (TIC), que ligará São Paulo às cidades de Campinas e Americana, através da malha ferroviária paulista. E, nesse sentido, acreditava-se que as linhas seriam licitadas em dois grupos, cada qual com suas peculiaridades. As linhas 8 e 9 formariam um pacote, e a 7-Rubi e o TIC, outro.
Nesta quarta-feira, 16 de outubro, o jornal Folha de São Paulo publicou em sua coluna Painel S.A a informação de que elas não serão fatiadas, mas reunidas em um único bloco de licitação. O TIC também estaria nesse pacotão de concessão. O objetivo é evitar contrapartidas do Estado, ou seja, um orçamento adicional para tirar tudo isso do papel. A licitação, inclusive, tem muita chance de ocorrer já no ano que vem, sem mais delongas. Tais informações foram admitidas pelo secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy à coluna do jornal.
Em abril deste ano, a pasta já havia confirmado à Folha Noroeste que “a previsão é publicar o edital ainda este ano”. Porém, até o momento, não houve movimentação a respeito.
Pacotão de concessão
Se forem realmente licitadas em um único grupo, as linhas formarão um pacote de concessão muito mais atrativo aos olhos do empresariado, até mesmo estrangeiro.
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