REGIONAL

Maioria é contra medidas de Bolsonaro para o trânsito, mas 1 em cada 3 as apoia

Mudanças são necessárias, mas exigem debate aprofundado e baseado em estudos técnicos

Publicado às 9h30

Por Nabil Bonduki / Folha de SP

Tornar o trânsito mais seguro, reduzindo os índices de acidentes, é um dos grandes desafios da mobilidade no Brasil. Mas não será facilitando a vida dos motoristas, como propõe Bolsonaro, que vamos atingir esse objetivo.

O Código Nacional de Trânsito, que instituiu pontos para a suspensão da carteira, e a Lei Seca reduziram significativamente as mortes no trânsito. Mas o índice ainda é alto: 23 mortes para cada 100 mil habitantes. O país ocupa o 5º lugar em números absolutos de mortes e tem o 65º pior índice, em termos absolutos, no mundo. Fora da África, há poucos em pior situação.

Em 2016, foram registrados 37.345 óbitos, segundo o Ministério da Saúde, com queda de 14,8% em relação a 2014. Nos últimos 12 anos, o trânsito matou cerca de 500 mil brasileiros e feriu 1,5 milhão. Os acidentes custaram R$ 3 bilhões ao SUS em dez anos.

Medidas estruturais são necessárias para dar um novo salto na segurança. Mas as alterações propostas, que atendem a promessas populistas de campanha, vão no sentido contrário. É consenso entre os especialistas que agravarão o problema. Felizmente, a maioria dos brasileiros pensa da mesma forma.

O Datafolha mostra baixo apoio às medidas: 56% são contra dobrar o número de pontos (de 20 para 40) antes da suspensão do direito de dirigir; 68% são contra o fim da multa para levar crianças fora da cadeirinha, no banco de trás do veículos; 67% são contra acabar com os radares que fiscalizam o excesso de velocidade nas estradas federais.

Em síntese, 41% dos brasileiros considera que as medidas farão o trânsito mais violento.

uso de cadeirinhas infantis reduz em até 60% as crianças mortas em acidentes, segundo a Organização Mundial da Saúde. A ONG Criança Segura revela que, entre 2001 e 2017, cerca de 5.000 crianças de até nove anos morreram em acidentes, sendo a falta de cadeirinha a principal causa. Lesões no trânsito são a principal causa de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos.

Em relação aos radares de velocidade, a Folha mostrou que os trechos de rodovias federais que receberam o equipamento tiveram uma média de redução nas mortes e nos acidentes de, respectivamente, 22% e 15%. O risco de morte para pedestres atingidos por automóveis aumenta 4,5 vezes quando a velocidade sobe de 50 km/h para 65 km/h.

São dados acachapantes, mas não convence a todos: 1 em cada 3 pessoas concordam com a extinção dos radares e eliminação da multa para quem não usa cadeirinha, enquanto 44% apoiam o aumento no limite de pontos. E 56% não concordam que as medidas tornarão o trânsito mais violento!

Esses números estão próximo aos que consideram o governo Bolsonaro ótimo e bom, expressando uma parcela da sociedade que despreza o que se convencionou chamar de “politicamente correto”.

Mudanças são necessárias, mas exigem um debate aprofundado e baseado em estudos técnicos. O principal foco deveria estar voltado para as motocicletas, cujo índice de acidentes tem se elevado sem medidas efetivas.

Em relação à pontuação, poderia ser estudada a redução do número de pontos das infrações leves (3 ou 4 pontos), que não geram risco à vida, ao mesmo tempo em que deve se aumentar a pontuação das graves (7 pontos), que podem provocar acidentes fatais.

O enfrentamento do problema exige mudança cultural. A educação para o trânsito é essencial e deveria focar homens jovens. Cerca de 73% de todas as mortes no trânsito são de jovens do sexo masculino.

Não por acaso, os homens apoiam mais as medidas de Bolsonaro que as mulheres.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Tüllin's cigarette
  • Cat vision
  • Flow
  • Jessy #
  • Tüllin's make-up
  • Tüllin's experience
  • Richard
  • Nicola
  • le bouquet aux luettes