REGIONAL

Moradores de Pirituba e Perus enfrentam dificuldades para acessar conta de luz após receberem relógios inteligentes

Publicado em 15/06/2022 às 8h

Texto com informações da Agência Mural (Ira Romão) – clique aqui para acessar o podcast sobre o assunto

No ano passado, 150 mil medidores inteligentes foram instalados na região de Pirituba e Perus pela concessionária Enel. O projeto-piloto Smart Meter conta com tecnologia de comunicação embutida que permite a leitura do consumo de energia e a realização de algumas atividades, como ligar e desligar a rede, de forma remota. Até a leitura do consumo, que antes era realizada por um profissional da empresa virou virtual. Agora, basta entrar no aplicativo para obter a conta e mais detalhes sobre o consumo.

Medidor inteligente. Foto: Reprodução/Enel Brasil

Contudo, nem todos que migraram para o medidor inteligente têm acesso fácil à internet, seja pelo celular ou computador, ou facilidade em utilizá-la no dia a dia. Alguns moradores da zona noroeste relatam dificuldades para acessar a conta de luz e pagá-la pela internet. Em entrevista à Agência Mural, a moradora de Perus, Izaura da Silva, de 56 anos, conta que teve o relógio antigo trocado há quase um ano e, desde então, “ficou muito difícil de ter acesso às contas”. “Antes, os medidores deixavam a conta com a gente, mas agora tenho que ligar [na central] e pedir o código de barras via SMS.” Nos primeiros meses, ela chegou a atrasar o pagamento por não conseguir acessá-la antes do vencimento.

Foto: Reprodução/Enel

Já Rita Paiva, de 53 anos, moradora de Pirituba, relata que, desde que o equipamento foi instalado em sua casa, ela passou a ter dificuldade para acessar a conta pela internet. “O rapaz que passa medindo a luz diz que teria que acessar o site, mas é aí que entra a dificuldade, porque não consigo acessar a conta de jeito nenhum para fazer o pagamento em tempo antes de vencer.”

Solução

Os consumidores que tiverem dificuldade para acessar a conta podem entrar em contato com a Enel pelo telefone 0800 72 72 120 ou procurar uma unidade móvel da empresa.

Segunda fase

A Enel deu início neste ano à implantação de mais 150 mil equipamentos nos bairros da Freguesia do Ó e Brasilândia. Trata-se da segunda fase do projeto-piloto Smart Meter. A meta da empresa é finalizar 2022 com cerca de 300 mil dispositivos instalados em toda a região.

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