REGIONAL

Moradores de Pirituba e Perus enfrentam dificuldades para acessar conta de luz após receberem relógios inteligentes

Publicado em 15/06/2022 às 8h

Texto com informações da Agência Mural (Ira Romão) – clique aqui para acessar o podcast sobre o assunto

No ano passado, 150 mil medidores inteligentes foram instalados na região de Pirituba e Perus pela concessionária Enel. O projeto-piloto Smart Meter conta com tecnologia de comunicação embutida que permite a leitura do consumo de energia e a realização de algumas atividades, como ligar e desligar a rede, de forma remota. Até a leitura do consumo, que antes era realizada por um profissional da empresa virou virtual. Agora, basta entrar no aplicativo para obter a conta e mais detalhes sobre o consumo.

Medidor inteligente. Foto: Reprodução/Enel Brasil

Contudo, nem todos que migraram para o medidor inteligente têm acesso fácil à internet, seja pelo celular ou computador, ou facilidade em utilizá-la no dia a dia. Alguns moradores da zona noroeste relatam dificuldades para acessar a conta de luz e pagá-la pela internet. Em entrevista à Agência Mural, a moradora de Perus, Izaura da Silva, de 56 anos, conta que teve o relógio antigo trocado há quase um ano e, desde então, “ficou muito difícil de ter acesso às contas”. “Antes, os medidores deixavam a conta com a gente, mas agora tenho que ligar [na central] e pedir o código de barras via SMS.” Nos primeiros meses, ela chegou a atrasar o pagamento por não conseguir acessá-la antes do vencimento.

Foto: Reprodução/Enel

Já Rita Paiva, de 53 anos, moradora de Pirituba, relata que, desde que o equipamento foi instalado em sua casa, ela passou a ter dificuldade para acessar a conta pela internet. “O rapaz que passa medindo a luz diz que teria que acessar o site, mas é aí que entra a dificuldade, porque não consigo acessar a conta de jeito nenhum para fazer o pagamento em tempo antes de vencer.”

Solução

Os consumidores que tiverem dificuldade para acessar a conta podem entrar em contato com a Enel pelo telefone 0800 72 72 120 ou procurar uma unidade móvel da empresa.

Segunda fase

A Enel deu início neste ano à implantação de mais 150 mil equipamentos nos bairros da Freguesia do Ó e Brasilândia. Trata-se da segunda fase do projeto-piloto Smart Meter. A meta da empresa é finalizar 2022 com cerca de 300 mil dispositivos instalados em toda a região.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Travaux d'automne
  • le courroux
  • joker tulip
  • Naomie
  • jessy
  • Passementerie à la Polonaise
  • Les oranges
  • Spree
  • None of us ... is.