REGIONAL

Moradores querem réplica de marco histórico na Freguesia do Ó

Crime contra o patrimônio público envolve reposição de símbolo comemorativo

Publicado às 8h

Por Cristina Braga

Uma paradinha para pernoitar no meio do caminho – no Largo da Matriz Velha, na Freguesia do Ó – foi o que ocorreu com as tropas chamadas “Voluntários da Pátria”, convocadas para lutar na Guerra do Paraguai. Palco de grandes eventos no passado, o local ganhou em 1934 um marco comemorativo à data de 10 de abril de 1865. “Foi o primeiro pouso dos soldados desde o centro da vila”, conta Benedito Camargo, líder comunitário e diácono da Igreja Matriz da Freguesia do Ó, que batalha para preservar a cultura e a memória do bairro.

Em janeiro de 1965, a comunidade ganhou uma nova pedra, assentada – desta vez – na Praça da Matriz de Nossa Senhora do Ó com a seguinte inscrição: “Local do Primeiro Alto da Expedição partida de São Paulo,
em 10 de abril de 1865, rumo ao Paraguai”. Uma homenagem do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) em colaboração com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Houve um período em que a Freguesia abrigou os dois marcos, tanto o original quanto o de pedra – cada um numa praça. “O primeiro desapareceu na década de 1980”, explica Leandro Silva, ex-membro do Conselho Participativo. Já o segundo sumiu em uma reforma realizada pela Subprefeitura, em 2013. “Alguns o associam [historicamente] ao Capitão Almicar Salgado Santos”, completa.

Segundo o conselheiro, a regional iniciou uma reforma no Largo sem antes obter a autorização dos órgãos competentes, como o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e o Conpresp (Conselho Municipal
de Preservação do Patrimônio Histórico). “Retiraram o piso, que era um mosaico português, e sumiram com o marco histórico”, conta indignado.

A questão foi levada ao Ministério Público em 2016 por diversos conselheiros, que solicitaram a reposição do marco com uma réplica. Porém, até hoje, não houve resposta. Benedito Camargo é enfático: “o prazo venceu
em novembro deste ano”.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • les épices
  • guenilles
  • aretha
  • Intérieur
  • Elle et lui
  • bouquet garni
  • Smile Selma au pectoral
  • l'oranger
  • bouquet au poisson