Publicado em 21/02/24, às 13h15
por Redação
A Prefeitura de São Paulo tem como meta implantar aproximadamente um quilômetro de ciclovias e ciclofaixas por dia até o final de 2024, visando entregar 300 km de vias destinadas às bicicletas durante o mandato de Bruno Covas/Ricardo Nunes. Até o momento, apenas 10,3% dessa meta foi alcançada, com 31 km entregues.
Atualmente, a cidade conta com 731 quilômetros de malha cicloviária, mas a distribuição dessas vias é desigual, com concentração na Zona Oeste e região central, enquanto algumas subprefeituras, como Perus e Guaianases, não possuem nenhuma ciclovia ou ciclofaixa.
A gestão municipal afirma estar trabalhando para atingir a meta estabelecida, com 120 km em execução pela PPP da Habitação e mais 158 km a serem licitados em breve, buscando reduzir as desigualdades regionais em relação às estruturas cicloviárias.
O Plano Cicloviário prevê a implantação de 9,8 km de ciclovias e ciclofaixas em Perus e 10 km em Guaianases.
Na Zona Oeste, que possui três subprefeituras, Lapa, Pinheiros e Butantã estão entre as áreas com mais vias dedicadas às bicicletas.
Sé (Centro) — 64,8 km
Lapa (Zona Oeste) — 59,2 km
Vila Mariana (Zona Sul) — 55,7 km
Santo Amaro (Zona Sul) — 51,0 km
Pinheiros (Zona Oeste) — 49,1 km
Apesar de representar 20,1% das ruas e avenidas da cidade, a Zona Norte possui apenas 11,9% das ciclovias e ciclofaixas. Em contrapartida, o Centro, que representa 8,9% das ciclovias e ciclofaixas, possui apenas 3,7% das ruas e avenidas.
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