Publicado às 10h10
Com informações do R7
Árvore sem poda, cujos galhos atingem a rede elétrica, falta de limpeza nas áreas verdes e buracos são as principais reclamações dos munícipes em relação à situação de seus bairros. Segundo balanço da Ouvidoria Geral do Município, realizado durante o primeiro mês da gestão Bruno Covas de (PSDB), o bairro de Pirituba só perde para Itaquera, na zona leste, e Ipiranga, na zona sul, em queixas sobre zeladoria. Vale lembrar que os números referem-se às demandas que não foram atendidas pela Prefeitura e foram registradas em segunda instância.
Para Américo Sampaio, gestor da Rede Nossa São Paulo, trata-se de uma questão de eficiência. “Se existem pedidos não atendidos, temos um problema em relação à eficiência no trabalho das prefeituras regionais”, explica. O problema, segundo ele, já ocorria na gestão de João Dória. “Ela cortou pela metade o número de conselheiros e extinguiu o Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo, espaços de participação da população que podiam acompanhar e apontar a destinação desse dinheiro.”
Zeladoria em números
No quesito poda de árvores, em março eram 241 queixas. Já em abril, contabilizou-se 309. Problemas com capinação, por exemplo, subiram de 203 para 227 no mesmo período. E os famigerados buracos? As reclamações saltaram de 178 para 205.
A prefeitura explica
De acordo com a administração municipal, a gestão Doria herdou 604 mil demandas que não foram atendidas pelo serviço 156 e, portanto, priorizou esse atendimento no ano passado. “Foi a primeira vez que o número de serviços executados foi superior ao de pedidos recebidos. Foram 121 mil solicitações e mais de 150 mil atendimentos somente no ano passado.”
Sobre as podas, a Prefeitura aponta que, só no primeiro trimestre deste ano, foram executadas 18.332 podas de árvores na cidade. “Também foram contratadas novas equipes de poda e conservação de áreas verdes, o que não ocorria desde 2014”, completa.
E quanto aos buracos, o governo municipal afirma que 159 km de vias já estão finalizadas, como resultado do programa “Asfalto Novo”, que promete recapear 294 km de ruas e avenidas da cidade. “No final de 2017, os agentes zeraram o estoque de pedidos de tapa-buraco que não haviam sido atendidos desde 2012. Entre janeiro e abril deste ano, foram tapados 90.722 buracos; em 2017 foram 250.862; em 2016 foram 199.873.”
Adicione Comentário