REGIONAL

Piscinão na Lapa: comunidade defende a preservação da Praça São Crispim

Publicado em 23/01, às 11h10

Por Priscila Perez

Disposta a investir em obras antienchentes, a Gestão Covas anunciou uma Parceria Público-Privada (PPP) para alavancar a construção de 13 novos piscinões na cidade, sendo um deles no bairro da Lapa. Outro seria construído em Perdizes, na Praça Rio dos Campos.

Mas a solução apontada pela Prefeitura divide opiniões, já que o equipamento seria instalado em áreas verdes da capital. É o caso da Praça São Crispim, um espaço arborizado localizado entre a Rua Tito e a Avenida Ricardo Medina Filho, na zona oeste, com playground, pontos de ônibus e entorno residencial.

Praça São Crispim. Foto: Reprodução.

Disposta a lutar pela preservação da área, a comunidade lapeana criou o “Movimento pela Praça São Crispim” e, desde então, tem mobilizado a população em defesa dela. Uma roda de conversa sobre o tema chegou a movimentar o bairro em dezembro. Para evitar que o futuro piscinão destrua a São Crispim, os moradores ainda criaram uma página no Facebook. Nela, o grupo destaca que “um piscinão equivale à destruição de três mil metros quadrados de área verde”. Ou seja, a solução resultaria na extinção da praça.

Em entrevista concedida ao portal R7, a gestora socioambiental Annabella Andrade, representante do Movimento pela São Crispim, defendeu obras de drenagem “mais sustentáveis”. “Desejamos fervorosamente resgatar, preservar e manter os poucos espaços verdes, os recursos hídricos e as águas subterrâneas da nossa cidade”.

Fica a pergunta: será que o piscinão é a melhor saída contra as enchentes? Com certeza, é a mais imediata. Para o professor Ângelo Filardo, da FAU-USP, é preciso melhorar o conceito de piscinão, pois a “população não pode ser penalizada”. “Quem imaginava que ganharia uma praça acaba ganhando uma grande banheira de água suja. Deve-se também avaliar os custos e compensar os prejudicados, implantando o piscinão junto com uma área de lazer”, destaca.

PPP dos piscinões

Quem vencer a concessão, ficará responsável pela operação dos piscinões pelos próximos 33 anos. A PPP também prevê a requalificação, operação, manutenção e conservação dos reservatórios já existentes, com ações de desassoreamento e ampliação de sua capacidade.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • still
  • opening Flowers
  • dally
  • go-slow
  • Sub
  • Brenda
  • Angelina
  • Emma
  • Ilka