Publicado em 16/12, às 9h50
Por Priscila Perez
As linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM passarão a contar, a partir de janeiro de 2020, com a presença de policiais militares para reforçar a segurança nas estações, entre elas Brás, Luz, Palmeiras-Barra Funda, Pirituba, Perus/Franco da Rocha e Jundiaí. A medida consta no Diário Oficial da última quinta-feira, 12 de dezembro.
O convênio entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e a Polícia Militar vai beneficiar 28 de um total de 94 estações de trem, selecionadas devido ao alto fluxo de passageiros. Foi uma escolha estratégica. Serão 445 vagas oriundas da “Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar”, o chamado bico oficial da PM. Isso significa que os policiais vão atuar na CPTM fora do horário de expediente.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a parceria terá duração de dois anos, podendo ser prorrogada por até cinco anos. “Essa parceria garantirá o acionamento imediato da PM em qualquer tipo de crime nas estações. Assim, teremos soluções mais rápidas para ocorrências e inibição de novos crimes. Todos sairão ganhando, especialmente os passageiros”, salienta Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos.
Os policiais farão rondas diárias nas estações e poderão atuar em ocorrências, tanto nas plataformas quanto dentro dos trens, que envolvam crimes como furto, roubos, assédio e venda ilegal de bilhetes. Cada PM, entretanto, poderá contabilizar até 80 horas extras por mês, ou seja, oito horas diárias por até dez dias. Quanto à fiscalização do comércio irregular, ela continuará sob a responsabilidade da equipe de segurança da CPTM.
“É uma ação em que todos ganham: o Estado, pela maior ação de presença policial; a CPTM, que amplia sua capacidade de fiscalização e, consequentemente, a qualidade do serviço oferecido; a Polícia Militar, pois previne a ocorrência de ilícitos que podem onerar as estatísticas criminais, além de propiciar ao policial militar o exercício de uma atividade regulamentar para a complementação de renda”, afirma o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Vieira Salles.
Linha 7 – rubi
- Brás
- Luz
- Palmeiras-Barra Funda
- Pirituba
- Perus/Franco da Rocha
- Jundiaí
Linha 8 – diamante
- Palmeiras-Barra Funda
- Itapevi
- Osasco
- Carapicuíba
- Presidente Altino
- Julio Prestes
Adicione Comentário