Publicado em 13/12/2022 às 9h40
por Redação
Há exatos dez anos, moradores do Parque da Lapa, Vila Leopoldina e Vila Hamburguesa se mobilizaram para impedir a instalação de um Ecoponto onde hoje é a Praça Nova Lapa. Na época, o local estava degradado e abrigava ocupações irregulares. A articulação da comunidade, que contou com apoio dos Consegs Lapa e Leopoldina, bem como dos CADEs (Conselhos de Meio Ambiente) Macro Oeste e Regional da Lapa, resultou na requalificação do espaço, que hoje figura como exemplo para toda a zona noroeste. E para celebrar essa conquista comunitária, a Praça Nova Lapa entra em cena novamente como palco de uma efervescente programação cultural nesta quarta-feira, 14 de dezembro, com contação de história, música, oficinas e a icônica instalação do Beco do Gita.

Programação
- 7h30 – Meditação do Bairro;
- 9h – Conversadoria: a contadora de histórias, Diana Beatriz Oliveira, entrevista David Santos Jr;
- 10h – Música afetiva: Susana Inês Basualdo, músicas e memória da comunidade;
- 10h30 – Leo Stinghen faz oficina de arte em resíduos para crianças;
- 11h – Meditação do Bairro;
- Poesia na Praça – curadoria Maria Isabel Cotovio;
- Exposição de fotos;
- Mesa de café da manhã comunitário: cada um traz um pouquinho de alimento nutritivo, sua própria caneca e nós fazemos o café e o suco da Dona Néhzia.
Beco do Gita chega à praça Nova Lapa
O Beco do Gita é um museu a céu aberto instalado em uma viela, ao longo da ciclovia, na região da City Lapa. As obras começaram a aparecer misteriosamente nas madrugadas em dezembro de 2016, criadas a partir de materiais descartados em caçambas. O Beco do Gita se tornou uma referência para todos que circulavam pelo bairro a pé e de bicicleta, sendo ainda um espaço interativo para a troca de livros e discos – ações coordenadas pelo artista por trás da obra, o biólogo e fotógrafo David Santos Jr. Com a reforma da viela entre as ruas Duarte da Costa e Thomé de Souza, houve uma renovação das obras que foram reinstaladas no local. No entanto, após uma reunião de moradores do bairro, ficou decidido que o ciclo havia terminado – até porque muitas obras acabaram sendo furtadas nessa segunda versão do beco. Agora é a vez da Praça Nova Lapa acolher esse importante espaço cultural de rua.

Beco do Gita na Praça Nova Lapa
- Quando: 14 de dezembro, quarta-feira, a partir das 7h30;
- Onde: Rua Maria Augusta Thomaz, s/n.

Adicione Comentário