Publicado às 10h
G1 São Paulo
A Prefeitura de São Paulo interditou parcialmente, nesta sexta-feira (22), a Ponte da Freguesia do Ó e manteve a interdição parcial da Ponte da Casa Verde, ambas na Zona Norte da cidade.
As duas pontes fazem parte da lista com 16 pontes e viadutos que precisam de perícia completa emergencial para identificar o risco de colapso.
A pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), a faixa direita das pontes no sentido Centro foram bloqueadas pela CET.
No caso da Ponte da Freguesia do Ó, a decisão foi tomada pela SIURB após a empresa EGT Engenharia Ltda., responsável pelo laudo estrutural, concluir a reconstituição (retroanálise) do projeto da ponte e constatar que a estrutura está suportando peso acima das especificações para a qual foi projetada.
“Para garantir a segurança da população, uma faixa foi interditada, permitindo aliviar a carga sobre a estrutura”, diz a gestão municipal em nota.
Já a Ponte da Casa Verde, interditada parcialmente desde a tarde desta quinta-feira (21), passará por obra emergencial para recuperar a viga avariada por duas colisões de caminhões em menos de 48 horas.
De acordo com a Prefeitura, a decisão se baseia no relatório técnico elaborado pela Engeti Consultoria e Engenharia S/S Ltda., – contratada para fazer o laudo estrutural da ponte.
Nove empresas estão realizando em 16 pontes e viadutos da cidade laudos estruturais, uma espécie de radiografia de cada uma das estruturas.
Desde que os trabalhos foram iniciados em janeiro, a Prefeitura interditou parcialmente a Ponte da Freguesia do Ó e a da Casa Verde, além da Ponte da Marginal do Tietê que dá acesso à Dutra, que foi totalmente interditada após a constatação do rompimento de uma viga.
Lista das pontes e viadutos
Metade das 16 pontes e viadutos está localizada na Zona Oeste da cidade. A lista foi concluída após vistoria de 33 estruturas na cidade e o número atualizado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras no final da tarde desta no início de fevereiro.
Há um prazo de até 4 meses, a partir da emissão da ordem de serviços, para que esses laudos fiquem prontos.
Interdições
No dia 23 de janeiro, a gestão municipal interditou a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê.
A alça de acesso fica na pista sentido Rodovia Ayrton Senna. A interdição foi feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) após vistoria apontar rompimento de uma viga de apoio da estrutura num pilar.
Adicione Comentário