Publicado em 11/05/2022 às 11h10
por Redação
A Prefeitura de São Paulo quer melhorar a infraestrutura das escolas municipais, começando pelas unidades pertencentes às Diretorias Regionais de Ensino (DREs) de São Mateus, na zona leste, e Pirituba.
De olho nisso, foi lançada na última terça, 10 de maio, uma Parceria Público-Privada (PPP) destinada à requalificação, manutenção e zeladoria de 90 escolas, entre EMEIs, EMEFs e EMEFMs, localizadas em São Mateus. Segundo a Prefeitura, serão investidos aproximadamente R$ 258,7 milhões em infraestrutura escolar. Além das melhorias previstas, o parceiro também ficará responsável, durante 25 anos, pela realização de serviços essenciais, como limpeza, vigilância, manutenção, cuidados de áreas verdes e infraestrutura de TI. O projeto de gestão predial seguirá aberto à consulta pública até 10 de junho – clique aqui para conferir.
Acessibilidade e conforto
As obras visam promover maior acessibilidade e conforto aos alunos e professores da rede municipal, por meio da transformação sustentável das edificações. Resta saber, agora, quando as escolas da zona noroeste serão contempladas pela iniciativa, já que nesta primeira etapa apenas as unidades de São Mateus foram incluídas no projeto.
Parceria
A PPP recém-lançada dá continuidade ao PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), publicado em 18 de setembro de 2021, que tinha como objetivo obter estudos, diagnósticos, levantamentos e projetos para auxiliar a administração municipal na concepção de soluções inovadoras para a futura iniciativa de gestão predial. Os estudos englobaram 277 escolas, localizadas nas DREs de São Mateus e Pirituba, que juntas representam 18% do total das unidades escolares geridas diretamente pela SME. A lista com todas as unidades analisadas pode ser conferida aqui.
Na região de Pirituba, a prioridade seria a resolução de problemas estruturais, como o da EMEI Afonso Sardinha, cujo muro necessita de reparos. Outro exemplo é o CEMEI/CEU Coreto de Taipas, onde os elevadores precisam ser consertados e há problemas hidráulicos na unidade.
Adicione Comentário