REGIONAL

Fake news: boato de bomba no CEMEI Pinheirinho d’Água mobiliza mães no WhatsApp

Publicado em 12/05/2022 às 8h30

por Redação/via UOL

Imagine receber a notícia de que um homem estaria jogando “bombas” ou tentando invadir a escola onde seu filho pequeno estuda. O desespero só de pensar nessa possibilidade é imensurável. Um boato dessa gravidade circulou no WhatsApp recentemente, envolvendo o CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Pinheirinho d’Água, no Jaraguá, onde estudam crianças de zero a seis anos de idade.

Foto: Reprodução/Pixabay

A fake news surgiu no dia 26 de abril, quando as mães receberam um chamado da escola para buscarem seus filhos antes do horário. Preocupadas, elas procuraram a secretaria na ocasião, mas não houve justificativa. Foi aí que um funcionário teria contado a famigerada história de que um homem armado queria invadir a unidade. Ao saberem do “fato”, as mães ficaram indignadas com a falta de segurança na escola e compartilharam a informação nas redes sociais. A história cresceu ainda mais, agravada por depoimentos de pessoas que teriam presenciado o episódio. O resultado disso foi a criação do grupo “Manifestação no CEU”, que culminaria na realização de um protesto no CEMEI Pinheirinho d’Água. A diretoria da unidade também ficou sabendo da história e tentou acalmar os ânimos das mães, apontando que não havia indícios de veracidade. Mas a informação não foi suficiente para desmontar o grupo.

Onda de fake news

Mais adiante, um novo áudio surgiu no grupo alertando sobre um novo episódio de “bomba na escola”, enquanto as crianças estavam na unidade. O novo boato, creditado a amigos e vizinhos, desesperou as mães. Mas, novamente, estava tudo tranquilo no CEMEI. Os próprios funcionários da escola reforçaram que se tratava de fake news. A informação desencontrada que rolava nas redes sociais tentava orquestrar uma falsa onda de violência nas escolas da região. A própria Secretaria Municipal de Educação de São Paulo ressaltou, em nota, que não houve qualquer registro de ataques ao CEMEI. Lembrando que o policiamento no entorno é feito pela GCM com apoio da Polícia Militar. Quanto ao protesto, apenas sete pessoas compareceram. E o grupo no Whats foi desmantelado.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Porta Maggiore
  • Porta Maggiore
  • Rubens
  • One afternoon
  • Mausoleo
  • Granita
  • Angelo
  • Via Margutta 51 Loge
  • Margutta gegen Uber