REGIONAL

Área verde no Jaraguá continua com problemas de zeladoria

Parque Linear do Fogo continua com mato alto, equipamentos quebrados, lixo no chão e dentro dos córregos

Publicado às 13h50

Jornal Agora

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão Bruno Covas (PSDB) não resolveu a maior parte dos problemas apontados pelo Vigilante Agora.

Entre o dia 19 e o dia 20 de abril, o Vigilante voltou a locais reprovados em oito reportagens publicadas entre dezembro de 2017 e abril deste ano. Nelas, eram mostradas falta de manutenção em parques lineares e calçadões do centro, más condições de túneis e do Minhocão, falhas na iluminação no centro, faixas de pedestres apagadas e placas de trânsito encobertas por vegetação. A prefeitura dizia que iria verificar e resolver os problemas.

Os parques lineares do Fogo, no Jaraguá (zona norte), e Sapé, no Rio Pequeno (zona oeste), continuam com mato alto, equipamentos, como os brinquedos dos parques infantis, quebrados e lixo no chão e dentro dos córregos, como no início do mês.

A cuidadora Antonia Ferreira, 57 anos, diz que há descuido com o parque do Fogo, do qual é vizinha. “Faz mais de ano que a prefeitura não vem aqui para limpar o parque e o córrego, que está com lixo acumulado”, afirma.

Parte dos serviços já foi feita e restante aguarda estudos, diz prefeitura

A gestão Bruno Covas (PSDB) afirmou por meio de nota que parte dos serviços foi feita e outra parte ainda depende de estudos técnicos para sua realização.

O Ilume (Departamento de Iluminação de São Paulo) disse que fez uma vistoria na sexta-feira passada na iluminação pública do túnel José Roberto Fanganielo Melhem, e constatou um circuito desligado e luminárias faltantes por conta de batidas na estrutura, que podem ter sido causadas por caminhões. Disse ter encontrado unidades quebradas.

Segundo o Ilume, os reparos seriam feitos na própria sexta-feira. “Com relação à melhoria geral na iluminação do túnel, aguardamos definição da para que seja possível a realização de novos projetos. No momento, por ordem da gestão, apenas fazemos manutenção na rede. Mesmo com a manutenção, o local sofre furtos constantes de cabos e luminárias”, disse o órgão.

A Secretaria das Prefeituras Regionais afirmou que os serviços de zeladoria citados nas reportagens anteriores “foram executados” e que a prefeitura está trabalhando para intensificar a zeladoria em toda a cidade. A secretaria se referia aos problemas apontados nos parques lineares, nos calçadões do centro, na sinalização de vias (corte de galhos e faixas de pedestre sem pintura), no Minhocão e nos túneis.

A Prefeitura Regional Butantã afirmou que vai fazer a limpeza do córrego no parque linear Sapé até a segunda semana de maio. O prazo é o mesmo dado pela regional da Casa Verde para fazer a poda dos galhos na avenida Inajar de Souza.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente disse que o parque do Fogo passou por serviços de roçagem após a visita da reportagem do Agora. Afirmou ainda que o lixo é recolhido diariamente em ambas as áreas. “Quanto aos brinquedos, a pasta informa que será realizada uma vistoria técnica e, se constatados problemas, os consertos serão efetuados.

A CET disse que a implantação da sinalização horizontal na avenida Ibirapuera está sendo executada de acordo com as obras de recapeamento. “Para a avenida Arquiteto Vilanova Artigas, foi elaborado projeto de manutenção das faixas de pedestres, que aguarda programação para execução.”

 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio