Publicado em 03/02/2022 às 9h
por Redação/via Diário do Comércio
A Rua Doze de Outubro e o Largo da Matriz, na zona noroeste, devem receber em breve projetos de requalificação urbana que visam potencializar as economias locais. A primeira, uma das principais vias comerciais da Lapa, está em fase de estudo de viabilidade; já o point mais tradicional e charmoso da Freguesia do Ó encontra-se em estágio inicial de avaliação. Tudo isso faz parte do mais novo programa da Prefeitura de São Paulo, que visa transformar vias emblemáticas da cidade em “espaços dinâmicos, seguros e democráticos”, capazes de atrair mais frequentadores. A Prefeitura conta com projetos próprios e outros oriundos de parcerias com a iniciativa privada.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (Smul), que é a responsável pela elaboração desses projetos urbanísticos, as propostas incluem reforma de calçada, modernização da iluminação, paisagismo e troca do mobiliário urbano. Um bom exemplo disso é o futuro boulevard da Rua Tiers, na região do Brás, que terá um calçadão exclusivo para pedestres, com paisagismo, iluminação em led e até espaço reservado para ambulantes regularizados. Neste caso, o projeto é fruto de um termo de cooperação entre a administração municipal e a Fevabrás (Federação dos Atacadistas e Varejistas do Brás). O investimento no perímetro é estimado em R$ 15 milhões.
Dos projetos previstos, a requalificação da famosa Esquina Histórica (Ipiranga x São João) é a mais adiantada, já que a licitação da obra foi finalizada em dezembro de 2021. “O objetivo é potencializar as vocações já existentes dessas vias para estimular a economia local, promover o turismo e oferecer espaços mais dinâmicos e seguros à população”, informa a Secretaria.
Adicione Comentário