REGIONAL

Ministério Público instaura inquérito para apurar acidente em obra da Linha 6-Laranja

Publicado em 02/02/2022 às 10h

por Redação

O desabamento do asfalto ao lado das obras da Linha 6-Laranja (próximo à Estação Santa Marina), na Freguesia do Ó, abriu uma cratera em plena pista local da Marginal do Tietê. Após o acidente de terça, resultado do rompimento de uma tubulação de esgoto, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) se comprometeu a apurar as causas e a extensão dos danos.

Foto: Reprodução/TIAGO QUEIROZ/Estadão Conteúdo

Um inquérito civil foi instaurado no mesmo dia solicitando à concessionária Linha Uni, que é a responsável pelas obras da Linha 6, informações sobre as medidas tomadas em relação aos danos provocados no entorno. O MP ainda recorreu à Defesa Civil para saber se os imóveis localizados ao redor correm algum risco, já que a cratera aumentou progressivamente de tamanho, até ocupar as três faixas da pista local. Por volta das 18h30, o isolamento da área foi ampliado para dez metros em razão da erosão. Mais à noite, caminhões lançaram pedras no poço para evitar que o esgoto continuasse solapando a estrutura.

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e a empresa espanhola Acciona terão 30 dias para explicar o que aconteceu ao Tribunal de Contas do estado de São Paulo (TCE). Além disso, deverão detalhar os prejuízos causados e o possível atraso nas obras do Metrô.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, não foi o tatuzão que atingiu a tubulação como informou o Corpo de Bombeiros inicialmente. “Houve o rompimento da galeria [de esgoto] que passa no sentido transversal ao túnel e houve o início de vazamento às 8h21. O solo não aguentou. A tuneladora passava a três metros dessa galeria, portanto não houve um impacto da tuneladora com a galeria”, afirmou o secretário. Porém, algo ocasionou o rompimento, o que deverá ser investigado via auditoria. A hipótese mais crível é que a trepidação causada pela tuneladora tenha gerado o acidente.

Foto: Reprodução/TV Globo

A prioridade, entretanto, é reabrir a Marginal e, para isso, será necessário reconstruir a galeria. Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, as obras no local podem durar dez dias.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch