REGIONAL

Sala de radiografia da UPA Pirituba passa por adequações; unidade funciona anexa ao Hospital José Soares Hungria

Publicado em 09/01, às 10h55

Por Cristina Braga

Inúmeras são as reclamações de pacientes que precisam realizar exame de raio-X na UPA Pirituba e, ao chegarem na unidade, são informados da necessidade de se deslocarem até o Hospital Municipal José Soares Hungria para realizar o atendimento. Ainda que o hospital esteja localizado anexo ao terreno da UPA, o pedido acaba causando dificuldades na mobilidade, pois o paciente tem que encarar subidas e escadas. 

Unidade de Pronto Atendimento em Pirituba. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), gastou R$ 10,8 milhões para construir e equipar a unidade, que tem capacidade para 22 mil atendimentos ao mês e foi inaugurada em outubro do ano passado. Em nota ao jornal Agora, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que a sala de raio-X da UPA Pirituba “passa por adequações para pleno funcionamento aos munícipes”.

Problema técnico na sala de raio-X e transtornos 

Segundo o Supervisor de Saúde de Pirituba/Jaraguá Wagner Fracini, “há um problema técnico na sala de radiografia, o que impede o uso da sala por razões de segurança, isto é, para proteção dos usuários e funcionários. O problema demandou estudos técnicos, laudo radiométrico e projeto técnico para adequação e reparo na sala, por isso, a demora no conserto.Esta etapa – que é a mais demorada – foi concluída e agora a adequação será feita, tudo indica que rapidamente. Não houve nenhum prejuízo assistencial, no sentido de que todos os pacientes que precisaram de radiografias fizeram os exames no hospital de Pirituba”.

O supervisor pondera que “ isso gerou transtornos de locomoção, daí as reclamações dos pacientes, plenamente compreensíveis. Mas, de fato, ninguém deixou de realizar os exames radiológicos necessários”, completou à Folha Noroeste. Fracini reiterou que a UPA atendeu mais de 25 mil pessoas somente no primeiro mês de funcionamento, “tendo salvo seguramente 500 pessoas que lá chegaram em risco de vida”.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio