Publicado em 08/07/2022 às 10h
por Redação
Além dos vestígios arqueológicos descobertos recentemente pelas equipes da concessionária Acciona na antiga quadra da escola de samba Vai-Vai, onde será construída a Estação 14 Bis, a Linha 6-Laranja abriga outros oito sítios arqueológicos nas regiões da Freguesia, Pompeia e Água Branca. Os materiais de alto valor histórico foram encontrados durante as escavações das futuras estações Água Branca, Santa Marina, Freguesia, SESC Pompeia e São Joaquim (no centro), bem como nos terrenos dos VSEs (Poços de Ventilação e Saída de Emergência) Sara de Souza e Tietê. Um relatório reunindo todas as descobertas realizadas até agora foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanha as obras com o objetivo de evitar possíveis danos aos sítios arqueológicos.

Segundo o documento, a maioria dos vestígios descobertos remete aos séculos 19 e 20, período de industrialização de São Paulo. No VSE Sara de Souza, na Água Branca, as escavações recuperaram mais de 33 mil objetos, de louças até garrafas. Os itens são resquícios das antigas fábricas da região, como a famosa “Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo”. Já no sítio arqueológico da Estação Santa Marina, na Água Branca, mais de mil peças antigas foram descobertas, como cerâmicas, vidros e louças.
Curadoria
Todos os objetos encontrados nesses canteiros de obra foram encaminhados à empresa “A Lasca”, que está responsável pelo processo de curadoria do material. Após ser higienizado e catalogado, o acervo deverá ser repassado ao Centro de Arqueologia de São Paulo.

Adicione Comentário