REGIONAL

Usina de asfalto que operava desde 1951 em SP é desativada pela Prefeitura

Usina na Barra Funda foi alvo de polêmicas e problemas por causa da poluição ambiental e ruído

Publicado às 10h20

G1 São Paulo

O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), desativou nesta terça-feira (15) uma usina de asfalto na Barra Funda, na Zona Oeste da capital. A usina gerava sujeira e barulho, que incomodavam moradores da região.

Operando desde 1951, ela tinha capacidade para produzir 2 mil toneladas por dia de asfalto, mas estava restrita a 600 toneladas. O terreno vai ser oferecido ao governo do estado para habitação popular.

A fábrica abastecia diariamente as equipes da Prefeitura que trabalham na manutenção das ruas e avenidas da capital.

Já há outra usina, que cobre outras 600 toneladas, que são pagas pela Prefeitura. Uma licitação está em aberto para contratar mais duas usinas.

Além de reclamações, a usina tem um histórico de polêmicas. O termo de ajustamento de conduta, ou seja, o acordo para o fechamento da usina, foi assinado em 2011, entre Prefeitura e Ministério Público. A licença de operação expirou em dezembro de 2017 e a fábrica operou ilegalmente por três meses.

Foi interditada em fevereiro de 2018, mas a Prefeitura fez um acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para reativá-la por mais seis meses. Houve mais problemas em seguida.

A Prefeitura não cumpriu exigências do acordo com a companhia ambiental, como as que tratavam do isolamento acústico e da remoção de produto do local. Mesmo assim, depois do prazo de seis meses, a Prefeitura ainda conseguiu adiar mais duas vezes o fechamento da usina.

A Cetesb disse que, nos últimos 17 anos, a usina de asfalto na Barra Funda levou dez advertências e 25 multas, além de operar ilegalmente desde dezembro de 2017.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara Sweet