REGIONAL

Usuários das linhas 8-Diamante e 7-Rubi sofrem com falta de acessibilidade

Problema atinge um terço das estações de trem de São Paulo

Publicado às 11h10

Com informações do R7

Os passageiros que utilizam as linhas 8-Diamante e 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ainda sofrem com a falta de acessibilidade nas estações. Isso é resultado de um problema crônico que atinge um terço da rede da CPTM, que segue inacessível para pessoas com mobilidade reduzida ou que utilizam cadeiras de rodas.

Na Diamante, as estações Imperatriz Leopoldina e Lapa ainda não contam com elevadores. Já na Domingo de Moraes, que foi reformada em 2014, faltam escadas rolantes e o vão entre o trem e a plataforma continua desnivelado – é maior que dez centímetros.

Na Rubi, por sua vez, sete estações não são totalmente acessíveis, entre elas as de Pirituba, Jaraguá, Vila Clarice, Perus, Piqueri e Lapa – cujas obras de modernização serão finalizadas em 2019. Segundo a CPTM, do total de 94 estações, 59 já cumprem as normas de acessibilidade. “O compromisso é que até 2020 todas estejam acessíveis”, afirma a assessoria.

Acessibilidade em falta

Segundo o presidente da comissão de Mobilidade Urbana da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), Mauricio Nalin dos Santos Ferro, a CPTM desrespeita a Lei Federal 10.098, que trata das “normas gerais para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos”.

Até que as estações sejam modernizadas, os usuários terão a ajuda de funcionários da CPTM para superar a falta de acessibilidade.

E você, leitor, tem alguma reclamação sobre as linhas 8-Diamante e 7-Rubi?

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara Sweet