Publicado em 18/11, às 11h40
Por Priscila Perez
Para o engenheiro Luís Otávio Rosa, diretor do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), a ventania que atingiu a capital paulista na véspera de feriado, no último 14 de novembro, pode ter causado a queda da passarela de serviço na Marginal do Tietê, sentido Castelo Branco, próximo à Ponte Ferroviária Comunidade Húngara. “Visualmente, o que a gente percebeu é que a passarela não caiu no sentido dos carros, ela caiu antes. Então, a gente pode descartar que tenha sido um ônibus, um caminhão mais alto que tenha batido na estrutura e empurrado ela. A estrutura caiu antes dos veículos, podendo concluir que foi a ventania a causa mais provável”, pondera.
A estrutura provisória, que fazia parte das obras da Ponte Pirituba-Lapa, despencou sobre dois ônibus de viagem, um caminhão e dois carros por volta das 19h. Estava chovendo e ventando bastante, com rajadas de até 82 km/h – segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), anunciou que irá abrir um processo nesta segunda-feira, 18 de novembro, para apurar a responsabilidade sobre a queda da passarela de serviço. A Polícia Civil também irá investigar o ocorrido, que bloqueou a pista da Marginal por sete horas. O que sobrou da estrutura foi transportado para uma área fechada, em um canteiro de obras, para ser periciado.
Susto
“Se não fossem os ônibus, ia cair em cima dos carros, aí ia acontecer coisa pior”, relata Moisés Franco, um dos motoristas atingidos pela passarela. Com 33 pessoas a bordo, o veículo havia saído do Terminal Tietê às 18h30 e estava pertinho do Tietê Plaza Shopping quando a estrutura de metal atingiu o ônibus. Segundo ele, estava chovendo e ventando forte. “O carro parou na minha frente, eu segurei pra não bater nele. Foi quando a passarela caiu em cima”, conta. Embora um ferro tenha entrado no veículo, ninguém ficou ferido. Os passageiros desceram do ônibus e aguardaram por socorro.
Adicione Comentário