SAÚDE

Após onda de demissões, ex-funcionários do Hospital da Brasilândia relatam que estão desde agosto sem receber verbas rescisórias

Publicado em 14/09/2022 às 9h

por Redação/via G1

Após a recente troca de gestão no Hospital da Brasilândia, que também passou a funcionar como Pronto-Socorro para a população em geral, cerca de 1.400 funcionários, entre médicos, enfermeiros e técnicos, foram demitidos. Segundo relatos, desde agosto, quando a unidade passou a ser administrada pela Associação Saúde em Movimento no lugar do Instituto de Atenção Básica e Avançada – Iabas, a maioria dos ex-funcionários ainda aguarda pelo pagamento das verbas rescisórias. No dia 18 de agosto, o grupo já havia protestado contra a não liberação dos documentos de rescisão necessários para dar entrada em direitos fundamentais, como seguro-desemprego e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Houve até uma manifestação em frente à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.

Foto: Reprodução/SMS

A situação, entretanto, é menos complicada aos olhos da Prefeitura, que afirma “já ter liberado as autorizações de retirada do FGTS e do seguro-desemprego para a maioria dos ex-funcionários”. Além disso, a administração municipal também diz “aguardar pelo agendamento de reuniões junto ao Ministério Público do Trabalho” para resolver possíveis pendências.

Contratações

Com a troca de gestões, a expectativa era de que os funcionários demitidos fossem recontratados, o que não aconteceu integralmente. Segundo a Prefeitura, 697 funcionários que prestavam serviços ao Iabas foram readmitidos até o momento, número que deve chegar a 800 em breve. Mesmo assim, a tendência é de “readequação” do quadro de funcionários, já que o Hospital da Brasilândia, que antes atendia exclusivamente pacientes com Covid-19, hoje funciona como hospital geral. Numa entrevista à Rádio Bandeirantes, Marilande Marcolin, Secretária-Executiva de Atenção Hospitalar, da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que, até então, havia uma equipe para atender 115 leitos de UTI. E agora, com a readequação do hospital, são apenas 30 leitos de UTI. “Mudou a estrutura do hospital.”

Foto: Reprodução/SMS
Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • L'inconnue
  • Travaux d'automne
  • le courroux
  • joker tulip
  • Naomie
  • jessy
  • Passementerie à la Polonaise
  • Les oranges
  • None of us ... is.