Publicado em 06/10/2021 às 08h
Via SECOM (Secretaria Especial de Comunicação)
Portaria da Secretaria Municipal da Saúde determina as regras para o atendimento nas redes de Atenção Básica e Especializada
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou integralmente nesta semana o atendimento presencial para consultas e exames, conforme a portaria 462/2021, publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no último sábado (2).
As novas regras consideram a necessidade de garantir o atendimento adequado à população, seguindo as linhas de cuidado com atenção às medidas de prevenção e redução dos riscos de infecção pelo novo coronavírus de servidores e usuários que frequentam os equipamentos de saúde. Para o agendamento, o usuário deve se dirigir a qualquer unidade de saúde, de maneira presencial.
A medida leva em conta o bom andamento da campanha de vacinação no município, que atingiu 107% da população adulta acima de 18 anos e 97,2% da população jovem de 12 a 17 anos com pelo menos a primeira dose de vacina.
Com isso, fica determinada a retomada integral do atendimento presencial de consultas, exames e procedimentos nas redes de Atenção Básica e Especializada.
Na Atenção Básica, a agenda deve ser planejada otimizando o agendamento das prioridades e com olhar para as demandas reprimidas durante a restrição dos atendimentos devido a pandemia.
Nas agendas para os atendimentos odontológicos presenciais, será possibilitado o retorno das consultas aos usuários, em suas demandas clínicas e de prótese, intercalados com as demandas espontâneas de urgência que já estavam sendo atendidas.
Com as mudanças, as teleconsultas podem ser consideradas como estratégia de atendimento à população e deverão ser registradas no prontuário dos pacientes. Todo usuário que procurar uma unidade sem agendamento deve ser acolhido, avaliado e atendido em sua necessidade em saúde.
Adicione Comentário