SAÚDE

Campanha Julho Amarelo chama atenção para vacinação de bebês contra hepatites virais

Publicado em 08/07/2022 às 11h

por Redação/via SMS

A campanha Julho Amarelo faz um alerta para a necessidade de vacinação de bebês contra a hepatite B. A imunização é a forma mais segura de prevenir a doença que, entre 2007 e junho de 2022, acometeu mais de 18 mil pessoas na capital. Para se ter ideia, somente 79,90% das crianças foram imunizadas até junho deste ano. No ano passado, a cobertura vacinal também ficou abaixo do esperado, chegando a 77% do público-alvo.

Foto: Reprodução/Dmitry Naumov/Thinkstock/Getty Images

Segundo Célia Regina Cicolo da Silva, coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esse número não é o ideal. “Estamos falando de uma doença que pode causar danos graves à saúde e para a qual temos vacina gratuita no SUS. Recém-nascidos devem receber a primeira dose de preferência nas primeiras 12 horas de vida ou na primeira visita ao centro de saúde em até 30 dias. O esquema vacinal terá continuidade com a aplicação da vacina pentavalente em três doses, com intervalo de 60 dias entre elas. Quem tiver idade a partir de cinco anos, e sem comprovação vacinal, terá que tomar três doses da vacina para hepatite B, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose e de 180 dias entre a primeira e a terceira dose”, explica.

Hepatite em adultos

No caso da hepatite C, os números são ainda mais preocupantes. Foram 26.813 casos notificados entre 2007 e junho de 2022. Apesar de não haver vacina para esse tipo de hepatite, a população pode contar com o tratamento realizado pelo SUS. De acordo com Celia Regina, desde 2021 esse tratamento chega mais rápido à população, com dispensação dos medicamentos no próprio serviço de atendimento. “Agora, a pessoa diagnosticada com hepatite B ou C pode fazer o exame em qualquer unidade de saúde. Se for diagnosticado com hepatite, o paciente será encaminhado para o Ambulatório de Especialidade onde será acompanhado, pegará sua medicação na farmácia e começará o tratamento na sequência.”

Exames

Para realizar os exames de hepatite B ou C, o munícipe deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Serviço de Assistência Especializadas (SAE) ou Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funcionam diariamente. É importante levar a carteira de vacinação para avaliação da vacina de hepatite B.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jessy #
  • Tüllin #
  • Monopoly experience
  • Richard
  • Nicola
  • le bouquet aux luettes
  • Tüllin
  • Jessy
  • l'échelle de la fable