SAÚDE

Cultura e saúde caminham juntas na UBS da aldeia indígena do Jaraguá; conheça o trabalho realizado na comunidade

Publicado em 10/08/2022 às 9h

por Redação/via SMS

Diálogo com a comunidade e respeito às tradições são os pilares do trabalho realizado na UBS localizada na aldeia indígena do Jaraguá, na zona noroeste. Como parte das celebrações do Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado na última terça, 9 de agosto, a FN convida você a conhecer o serviço que é prestado na unidade. Poran Turiba Carlos, gestora da UBS Aldeia Jaraguá Kwarãy Djekupé, conta que a atuação junto aos guaranis do Jaraguá envolve não apenas questões de saúde, mas também de cultura. “O nosso ‘Agosto Dourado’ aqui na aldeia é diferente, o trabalho que temos não é só para incentivar as mães a amamentarem, pois culturalmente já fazem isso, e sim para a introdução consciente de outros tipos de alimento na dieta do bebê após os seis meses”, completa.

Poty Poran Turiba Carlos. Foto: Reprodução/SMS

Para a gestora, que está há quase dois anos à frente da UBS, a interlocução com a comunidade indígena faz toda a diferença. “O respeito à tradição, às crenças e autoridade indígena é fundamental.” Esse diálogo, segundo ela, leva em conta, por exemplo, que muitas das crianças em idade pré-escolar e os idosos das aldeias só falam a língua guarani-mbya, ou que o pajé ou a pajé (xamoî/kunhã karai) normalmente é consultado sobre questões de saúde antes que os moradores decidam procurar a UBS. Para se ter ideia, dos 27 profissionais de saúde que atuam na UBS Aldeia Jaraguá Kwarãy Djekupé, 18 são indígenas

Agentes de saúde

A Terra Indígena do Jaraguá (TI) possui seis aldeias, com uma população estimada em 719 pessoas em todas as faixas etárias (incluindo três pessoas com mais de 100 anos). Quatro dessas aldeias estão próximas ao acesso, e outras duas são mais distantes, o que torna as visitas domiciliares ainda mais importantes. “É possível que uma criança com problema de pele, por exemplo, demore semanas para procurar a UBS, então a presença do agente de saúde na aldeia é essencial para detectar e encaminhar casos que precisam de atendimento”, diz Poty Poran. Cada aldeia recebe, pelo menos uma vez por mês, a visita dos agentes, além de médico, enfermeira e equipe multidisciplinar.

Foto: Reprodução/SMS

 

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Wine
  • Knopf-harmonica
  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas
  • Düden