SAÚDE

Profissionais de saúde demitidos do Hospital da Brasilândia protestam em frente à Prefeitura

Publicado em 19/08/2022 às 10h

por Redação

Após a recente troca de gestão no Hospital da Brasilândia, que até então era administrado pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada – Iabas e agora está sob os cuidados da Associação Saúde em Movimento, cerca de 1.360 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, foram demitidos. Contra essa onda de demissões em massa, que começou no dia 1º de agosto, os ex-funcionários do hospital realizaram uma nova manifestação na última quinta-feira, 18 de agosto, em frente à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá. A maioria protesta contra a não liberação dos documentos de rescisão necessários para dar entrada em direitos fundamentais, como seguro-desemprego e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Foto: Divulgação/Sindicato dos Enfermeiros e Enfermeiras do Estado

Apesar de as rescisões serem de responsabilidade do Iabas, a Secretaria Municipal da Saúde tem buscado intermediar o caso junto aos sindicados envolvidos. A SMS também se comprometeu a liberar a documentação na próxima terça-feira, 23, para que possa ser analisada pelos sindicados e finalmente liberada para os ex-funcionários. Já o Iabas destaca que a pasta é a responsável pela liberação dos recursos financeiros. E ainda alega que “cumpriu estritamente as determinações da Secretaria Municipal da Saúde, dentre elas a de que não haveria sub-rogação dos 1.362 colaboradores e, portanto, deveriam ser demitidos”.

Demissões

Com a troca de gestões, a expectativa era de que os funcionários demitidos fossem recontratados, o que não aconteceu integralmente. Na realidade, o quadro de funcionários tem sido reduzido por conta da nova realidade do Hospital da Brasilândia. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Marilande Marcolin, Secretária-Executiva de Atenção Hospitalar, da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que, até então, havia uma equipe para atender 115 leitos de UTI. E agora, com a readequação do hospital, são apenas 30 leitos de UTI. “Mudou a estrutura do hospital. Não precisamos mais de médicos para atender esse contingente.”

Até o momento, segundo a Prefeitura, foram admitidos 669 funcionários.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Convey
  • la magicienne quadridactyle
  • X-berg
  • Order
  • French window
  • Dédale vantant ses œuvres à Pasiphaé
  • Bienveignant  en burature
  • Trabbie inevitably
  • Hammett